
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Carvalheiro, Elizângela Mara | - |
| Autor(es): dc.contributor | Carvalheiro, Elizângela Mara | - |
| Autor(es): dc.contributor | Follmann, Neimar | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pontes, Herus | - |
| Autor(es): dc.creator | Araújo, José Andre de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:53:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:53:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-24 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23083 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1085290 | - |
| Descrição: dc.description | This study aims to analyze the Riparian Program, it is necessary that all of society contributes to the protection of water, and there is awareness of key people involved in the degradation of these areas. Riparian vegetation types are located on the banks of rivers, streams, lakes, dams and springs, is also known as gallery forest, lowland forest, riparian vegetation or forest. Considered by the Federal Forest Code as "permanent preservation area". The removal of riparian vegetation leads to loss of terrestrial and aquatic biodiversity, and other ecological, social and economic impacts, such as the intensification of erosion processes with the appearance of furrows and gully erosion and silting of reservoirs, springs and watercourses, reduction of soil productivity and increased emission of greenhouse gases. The process of recovery of riparian forests should be participatory process and footwear with a strong environmental education component. When thinking about restoration of riparian forests, it is necessary to know how they were before they were destroyed. The best solution to this is to copy nature, nature selects trees that are capable of living in each place, so in a land brejosa some types of trees grow in stony land, other. To carry out this research on the recovery of riparian forests was made a literature focusing on the Laws that protect it, and retrieval of such importance. | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho tem por objetivo analisar o Programa Mata Ciliar, é necessário que toda a sociedade contribua com a proteção das nascentes, e que haja a conscientização das principais pessoas envolvidas com a degradação dessas áreas. Mata ciliar são as formações vegetais, localizadas nas margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes, também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária. Considerada pelo Código Florestal Federal como "área de preservação permanente". A supressão das matas ciliares leva a perda da biodiversidade terrestre e aquática, além de outros impactos ecológicos, sociais e econômicos, como a intensificação dos processos erosivos com o aparecimento de sulcos e voçorocas e o assoreamento de reservatórios, nascentes e cursos d’água, redução da produtividade do solo e do aumento da emissão dos gases do efeito estufa. O processo de recuperação das matas ciliares deve ser calçado em processo participativo e com forte componente de educação ambiental. Quando se pensa em recuperação de matas ciliares, é necessário saber como elas eram antes de serem destruídas. A melhor solução para isso é copiar a natureza, a natureza seleciona as árvores que são capazes de viver em cada lugar, assim em uma terra brejosa crescem alguns tipos de árvores, em terras pedregosas, outras. Para a realização dessa pesquisa sobre a recuperação de matas ciliares foi feito um levantamento bibliográfico focando as Leis que a protegem, importância e recuperação destas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Administração | - |
| Publicador: dc.publisher | Gestão Pública: Modalidade Ensino à Distância | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matas ripárias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Florestas - Legislação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Recuperação ecológica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Riparian forests | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Forestry law and legislation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Restoration ecology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | - |
| Título: dc.title | O programa mata ciliar no estado do Paraná | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: