
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Osney Marcos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Osney Marcos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Não consta | - |
| Autor(es): dc.contributor | Não consta | - |
| Autor(es): dc.creator | Fernandes, Luciano José Maciel | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:53:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:53:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-17 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23062 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1085110 | - |
| Descrição: dc.description | This monograph has as its theme the influence of rail transport to improve urban mobility in the Metropolitan Region of São Paulo (MRSP), because it is considered a large capacity transport and environmentally friendly, and that, at present, are being discussed new options to complement the already crowded public transportation system of MRSP. The sharp growth of the urban environment caused difficulties for metropolises in several areas such as transportation, traffic, the environment, among others, coming public transport be characterized as a fundamental requirement for the performance of urban functions, affecting significantly the circulation people in big cities. The methodology was based on the study of documents searched through reliable electronic sources or not, where the capture of information, with the managers of the organizations modal rail transportation throughout the metropolitan region of São Paulo, in a second moment, was crucial to complement the data obtained. The study provided an overview of the various contexts of this type of transport, first performing a systematic presentation of the basic features of the MRSP and its federated entities, and then an analysis of the companies train and subway, through the creation to the present day, the vision strategic paths for the rail transportation for the coming years and the entry of private sector in the management of public transport. Enabling using the information obtained to characterize the transport system known as monorail and recently implemented in the MRSP, as one of the sustainable options, the improvement studies and possibility of implementation due to their technical characteristics such as flexibility of construction, good transport capacity and low cost of deployment when compared with the metro-rail systems. | - |
| Descrição: dc.description | Esta monografia teve como temática a influência do transporte sobre trilhos para a melhoria da mobilidade urbana na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), pelo fato de ser considerado um transporte de grande capacidade e ecologicamente correto, além de que, no momento atual, estão sendo discutidas novas opções para complementar, o já saturado sistema de transporte público da RMSP. O crescimento acentuado do meio urbano gerou dificuldades para as metrópoles em diversas áreas como o transporte, o trânsito, o meio ambiente, entre outras, vindo o transporte público ser caracterizado como um requisito fundamental para o desempenho das funções urbanas, afetando, sensivelmente a circulação das pessoas nas grandes cidades. A metodologia empregada teve como base o estudo de documentos pesquisados através de fontes confiáveis, eletrônicos ou não, onde a captação de informações, junto aos organismos gestores do modal de transporte sobre trilhos em toda a Região Metropolitana de São Paulo, num segundo momento, foi crucial para complementação dos dados obtidos. O estudo propiciou uma visão dos diversos contextos deste tipo de transporte, primeiramente realizando uma apresentação sistemática das características básicas da RMSP e seus entes federados, e posteriormente uma análise das companhias de trem e metrô, passando pela criação até os dias de hoje, a visão estratégica para os caminhos do transporte sobre trilhos para os próximos anos e a entrada da iniciativa privada na gestão do transporte público. Possibilitando através das informações obtidas, caracterizar o sistema de transporte conhecido como monotrilho e recém implantado na RMSP, como uma das opções sustentáveis, ao aprimoramento de estudos e possibilidade de implantação, devido as suas características técnicas como flexibilidade de construção, boa capacidade de transporte e baixo custo de implantação quando comparado com os sistemas metro-ferroviário. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Administração | - |
| Publicador: dc.publisher | Especialização em Gestão Pública: Modalidade Ensino à Distância | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ferrovias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade ao transporte local | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metrô | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transporte urbano | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Railroads | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Local transit accessibility | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Subways | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Urban transportation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | - |
| Título: dc.title | O transporte sobre trilhos como melhoria para a mobilidade urbana na região metropolitana de São Paulo | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: