Modelagem do escoamento em um coletor de admissão de um motor tricilindrico: estudo da junção T como condição de contorno

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlegre, José Antonio Andrés Velásquez-
Autor(es): dc.contributorAlegre, José Antonio Andrés Velásquez-
Autor(es): dc.contributorRossi, Luciano Fernando dos Santos-
Autor(es): dc.contributorSchischting, Rodrigo-
Autor(es): dc.creatorSantin, Matheus Argenta-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T11:53:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T11:53:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-25-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-25-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32228-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1085092-
Descrição: dc.descriptionThe automotive industry has always looked for innovations, currently with the new emission containment policies, automakers have been looking for alternatives to reduce the emission of polluting gases from their vehicles. The downsizing policy has become popular among the major engine manufacturers, along with this trend, three-cylinder engines are becoming more common in automakers. This increase in use is due to the advantages that these engines have compared to engines with 4 cylinders or more. The popularization of the tri-cylindrical configuration creates the need to predict such configuration in computer simulation tools. In this way, is important to develop a calculation method for modeling the quasi-stationary flow of a compressible fluid through a pipeline junction, normally present in intake and exhaust manifolds of an ICM with three cylinders.-
Descrição: dc.descriptionA indústria automotiva sempre buscou inovações, atualmente com as novas políticas de contenções de emissões, as montadoras vêm buscando alternativas para a reduzir a emissão de gases poluentes em seus veículos. A politica de downsizing vem se popularizando entre os grandes fabricantes de motores, junto dessa tendência os motores de três cilindros estão sendo cada vez mais utilizados pelas montadoras. Esse aumento de utilização se deve a vantagens que esses motores apresentam em comparação a motores de 4 cilindros ou mais. Devido a popularização da configuração tri-cilíndrica surge a necessidade de prever nas ferramentas de simulação computacional tal configuração. Dessa forma é de grande importância o desenvolvimento de um método de cálculo para a modelagem do escoamento quase estacionário de um fluido compressível através de uma junção de dutos, normalmente presente em coletores de admissão e exaustão de um MCI com três cilindros.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEscoamento-
Palavras-chave: dc.subjectGás - Escoamento-
Palavras-chave: dc.subjectAutomóveis - Motores-
Palavras-chave: dc.subjectModelos matemáticos-
Palavras-chave: dc.subjectRunoff-
Palavras-chave: dc.subjectGas flow-
Palavras-chave: dc.subjectAutomobiles - Motors-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical models-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::MAQUINAS, MOTORES E EQUIPAMENTOS-
Título: dc.titleModelagem do escoamento em um coletor de admissão de um motor tricilindrico: estudo da junção T como condição de contorno-
Título: dc.titleFlow modeling in an intake manifold of a tricylindrical engine: study of the T junction as contour condition-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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