Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Marquezi, Rosangela Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor | Batista, Sidinei Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Trombetta, Vanda Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Marquezi, Rosangela Aparecida | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Allisson Antonio Patriarca | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:52:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:52:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36225 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1085000 | - |
Descrição: dc.description | Critical literacy, which is defined as the ability to interpret texts and question points of view based on their social position, is a skill that must be mastered by any student in order to develop their social awareness. Based on this, the present work aims to analyze how the rap song “Canção Infantil”, by Cesar MC, can help promote critical literacy. To do this, we carried out bibliographical research to investigate the concept of critical literacy through theorists such as Street, the history of rap as a cultural manifestation, with the support of Rhigi's studies and to verify how it arrives in Brazil. In this way, we seek to investigate how rap and critical literacy relate, so that we can analyze the song “Canção Infantil”. Finally, supported by the interpretation of the song's lyrics, we developed activities to work on in the classroom, seeking the best way to develop critical literacy. | - |
Descrição: dc.description | O letramento crítico, que é definido como a capacidade de interpretar textos e questionar pontos de vista a partir da sua posição social, é uma habilidade que deve ser dominada por qualquer estudante para que desenvolva a sua consciência social. A partir disso, o presente trabalho se propõe a analisar como o rap “Canção Infantil”, de Cesar MC, pode ajudar a promover o letramento crítico. Para isso, fizemos uma pesquisa bibliográfica para investigar o conceito de letramento crítico através de teóricos como Street (1995), a história do rap como manifestação cultural, com apoio dos estudos de Rhigi (2011) e verificar como ele chega ao Brasil. Dessa forma, procuramos investigar como o rap e o letramento crítico se relacionam, para que possamos fazer uma análise da música “Canção Infantil”. Para finalizar, apoiados na interpretação da letra da música, sugerimos atividades para trabalhar em sala de aula, buscando a melhor forma de desenvolver o letramento crítico. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Letras | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rap (Música) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Canções | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rap (Music) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Songs | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Visibilizando vozes periféricas: o uso do rap no ensino | - |
Título: dc.title | Making peripheral voices visible: the use of rap in teaching | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: