Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pilatti, Luiz Alberto | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-2679-9191 | - |
Autor(es): dc.contributor | https://lattes.cnpq.br/4854832473320818 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pilatti, Luiz Alberto | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-2679-9191 | - |
Autor(es): dc.contributor | https://lattes.cnpq.br/4854832473320818 | - |
Autor(es): dc.contributor | Amorim, Paula Karini Dias Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-2909-0500 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3060561160947107 | - |
Autor(es): dc.contributor | Rubbo, Priscila | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-2488-4627 | - |
Autor(es): dc.contributor | https://lattes.cnpq.br/6502326590391126 | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Cassilda Alves dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:52:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:52:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37940 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1084995 | - |
Descrição: dc.description | This study aimed to investigate the factors that contributed to the dropout of students who, despite receiving financial aid, abandoned or were dismissed from a federal higher education institution. A qualitative approach was adopted, based on the analysis of semi-structured interviews conducted with dropout students, whose data were examined using content analysis. The results indicate that dropout cannot be attributed solely to the insufficiency of financial aid but instead results from a set of interconnected factors, among which stand out: the need to balance work and study, the fatigue generated by this routine, and the challenges related to commuting to the institution. The analysis revealed a tendency toward a negative correlation between work and low connection with the academic program, indicating that students who work tend to perceive greater applicability of educational training in their professional routines. It is concluded that, although financial aid plays a fundamental role in mitigating socioeconomic difficulties, it is not sufficient to prevent dropout unless it is accompanied by institutional policies that promote curricular flexibility, the expansion of hybrid learning, and strategies to reduce the overload faced by working students. | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo investigou os fatores que contribuíram para a evasão de estudantes que, mesmo tendo recebido auxílio financeiro, abandonaram ou foram desligados de uma instituição federal de ensino superior. Adotou-se uma abordagem qualitativa, baseada na análise de entrevistas semiestruturadas com estudantes evadidos, cujos dados foram examinados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam que a evasão não pode ser atribuída exclusivamente à insuficiência do auxílio financeiro, mas resulta de um conjunto de fatores interligados, entre os quais se destacam: a necessidade de conciliar trabalho e estudo, o cansaço gerado por essa rotina e os desafios relacionados ao deslocamento até a instituição. A análise revelou uma tendência de correlação negativa entre trabalho e baixa conexão com o curso, indicando que estudantes que trabalham tendem a perceber maior aplicabilidade da formação acadêmica em suas rotinas profissionais. Conclui-se que, embora os auxílios financeiros sejam fundamentais para mitigar as dificuldades socioeconômicas, eles não são suficientes para prevenir a evasão se não forem acompanhados por políticas institucionais que promovam flexibilização curricular, ampliação do ensino híbrido e estratégias voltadas à redução da sobrecarga dos estudantes trabalhadores. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão universitária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes - Auxílio financeiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | College dropouts | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education, Higher | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student aid | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public universities and colleges | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Motivos de evasão de estudantes beneficiados por auxílio financeiro em uma instituição federal de ensino | - |
Título: dc.title | Reasons for the student attrition of financially assisted students at a federal higher education institution | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: