Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Guerrini, Daniel | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-9125-2638 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3668417244751428 | - |
Autor(es): dc.contributor | Guerrini, Daniel | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-9125-2638 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3668417244751428 | - |
Autor(es): dc.contributor | Eras, Ligia Wilhelms | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-5345-5293 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5690735560510431 | - |
Autor(es): dc.contributor | Rosa, Vanderley Flor da | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8789-3395 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6530357704064110 | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Alessandra Olympio de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:52:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:52:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31108 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1084983 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Manual da acessibilidade descomplicada | - |
Descrição: dc.description | School adaptations are necessary to receive students with disabilities, which influence the process of appropriation of space by the student. It is understood that studies that relate the way accessible environments influence and contribute to student learning and how students experience this environment, in order to guarantee their well-being, are necessary. The research aims in general: To establish the relationship between architectural accessibility, behavior in the built space and the development of autonomy and the feeling of belonging to the school and the school community of students with physical disabilities. For the development of this research, bibliographic and field data were collected. The main instrument for collecting information were guided interviews promoted by the researcher. Through the analysis of the interviews, it was identified that the structural conditions of the school are important for the formation of the student. Still, the analysis of the collected data pointed to the need for architectural accessibility, in the learning process and for the socialization and use of the physical school space of students with disabilities. Given the importance of the topic, it is necessary to raise awareness and train the pedagogical team to work with students from early childhood education, for the formation of critical citizens. As education is important for the formation of citizens and for citizenship, it acts as a social tool. | - |
Descrição: dc.description | O ambiente construído influencia no comportamento das pessoas. É nesse sentido que se propõe uma reflexão sobre as necessárias adequações da instituição escolar para que recebam alunos com deficiência. Essa pesquisa parte da hipótese de que ambientes acessíveis influenciam e contribuem na aprendizagem do aluno e na garantia do seu bem-estar, na vivência do aluno no ambiente. A pesquisa objetiva de forma geral estabelecer a relação entre acessibilidade arquitetônica, comportamento no espaço construído e o desenvolvimento da autonomia e do sentimento de pertencimento à escola e a comunidade escolar dos alunos com deficiência física. Ainda temos como objetivos específicos: Investigar a percepção dos usuários com deficiências quanto à acessibilidade e à adequação das escolas as suas necessidades. Para o desenvolvimento dessa pesquisa foram levantados dados bibliográficos e de campo. O principal instrumento de coleta das informações foram entrevistas guiadas promovidas pela pesquisadora. Durante a análise das entrevistas, identificou-se que as condições estruturais da escola são importantes para as atividades ali desenvolvidas pelo aluno. Ainda a análise dos dados coletados apontou para a necessidade da acessibilidade arquitetônica, no processo de aprendizado, socialização e uso do espaço físico escolar por alunos com deficiência. As pesquisas apontam para importância do tema e a necessidade de conscientização e formação da equipe pedagógica para o trabalho com esses alunos desde a educação infantil, contribuindo com a formação de cidadãos críticos. Visto que a educação é importante para a formação do cidadão e para a cidadania, essa age como uma ferramenta social. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Edifícios escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto de acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | School buildings | - |
Palavras-chave: dc.subject | Barrier-free design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mainstreaming in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | Acessibilidade arquitetônica: como um ambiente acessível influencia na vivência e aprendizagem na escola | - |
Título: dc.title | Architectural accessibility: how does an accessible environment influence experience and learning at school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: