Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Trevisan, André Luis | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3166010229447391 | - |
Autor(es): dc.contributor | Trevisan, André Luis | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Alessandro Jacques | - |
Autor(es): dc.contributor | Cargnin, Claudete | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, William José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:52:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:52:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3537 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1084940 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Caderno de tarefas: ideias do raciocínio covariacional e suas possibilidades | - |
Descrição: dc.description | This dissertation presents tasks that address ideas of the Covariational Reasoning (CR) organized through episodes of task resolution. I was implemented in the classes of Differential and Integral Calculus (CIC) in Higher Education, in regular classes of a course of Engineering of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR) of the Londrina campus. It was listed as a general objective of the research to analyze ideas of the CR that were mobilized during the collective discussions triggered by the work with mathematical tasks. For purposes of analysis, we took cuttings of written output and excerpts from dialogue in groups. We seek to illustrated the potential of the tasks in terms of instigating discussions involving CR ideas using an interactive seven-phase analytical model used to study thought mathematical development. From the analysis made, It was possible to infer that at several moments, although the students seemed to verbalize an understanding of the situation, recognizing the covariation between the quantities involved, they failed in the representations, or were not able to establish explicit relations between CR ideas and CIC concepts. For it is a master's degree in the professional field, it presents a workbook (educational product) made available as a result of our research proposal. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação apresenta tarefas que abordam ideias do Raciocínio Covariacional (RC) organizadas por meio de episódios de resolução de tarefas. Foi implementada nas aulas da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) no Ensino Superior, em turmas regulares de um curso de Engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) do campus Londrina. Elencou-se como objetivo geral da pesquisa desvelar ideias do RC que foram mobilizadas durante as discussões coletivas desencadeadas pelo trabalho com tarefas matemáticas. Para fins de análise, tomamos recortes da produção escrita e trechos de diálogos nos grupos. Buscamos identificar o potencial das tarefas em termos de fomentar discussões que envolviam ideias do RC, usando para tal um modelo analítico de sete fases interativas utilizado para estudar o desenvolvimento do pensamento matemático. Da análise realizada, inferimos que, em vários momentos, embora os alunos parecessem verbalizar compreensão da situação, reconhecendo a covariação entre as grandezas envolvidas, falhavam nas representações, ou não eram capazes de estabelecer relações explícitas entre ideias do RC e conceitos do CDI. Por se tratar de um mestrado no âmbito profissional, apresenta-se um caderno de tarefas (produto educacional) disponibilizado como resultado de nossa pesquisa. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | embargoedAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Raciocínio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cálculo diferencial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cálculo integral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Problemas, questões, exercícios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reasoning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Differential calculus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Calculus integral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Examinations, questions, etc | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências e Matemática | - |
Título: dc.title | Raciocínio covariacional em aulas de cálculo diferencial e integral: possibilidades de desenvolvimento a partir do uso de tarefas | - |
Título: dc.title | Covaritational reasoning in differential and integral calculus classes: possibilities of development from the use of tasks | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: