Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cziulik, Carlos | - |
Autor(es): dc.creator | Sulevis, Marcos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:52:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:52:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-01-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-01-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-08-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1417 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1084929 | - |
Descrição: dc.description | Currently, the automotive industry focused on heavy vehicles production, aim at offering high added value products for customers seeking a vehicle with a high operational availability and the ability to carry out maintenance in a planned, quick and correct approach. As maintenance is an action performed in a finished product, for it to be conducted with high quality, requirements must be addressed in the PDP stage. Based on the need to explore new advantages in the market, from the sales of the product itself to the aftermarket support, this thesis aims at presenting the development of a systematic that engage CAD tools, analysis tool for disassemble routes of mechanical assemblies and maintenance key rules, to produce a classification analysis that assists the service engineer along with the project team in the evaluation and selection, during the PDP, of concepts that best support maintainability guidelines. From a literature review, were explored information available on the PDP, studies related to components removal routes, maintainability requirements and multi criteria decision making tool usage. In this way, it was structured the method and process for the development of classification analysis of product proposals considering maintainability guidelines during the conceptual design stage. From the information collected from literature and field regarding the maintenance over the years, the assumptions that the method should meet were established. In the next step, the method was submitted to evaluation, by its application in an experiment conducted in a controlled environment. In this case, three pre-defined alternatives were selected and submitted to the method. Preliminary results indicate that the approach is satisfactory to assess conceptual alternatives based on maintainability criteria. Working maintainability systematically in the early stages of design enhances the product's chances of success. Thus, this tool can contribute in the aftermarket profits maximization, product availability increasing and maintenance cost reduction, due to the definition of differentiated products with added values. | - |
Descrição: dc.description | Atualmente, na indústria automotiva voltada à produção de veículos pesados, se objetiva oferecer produtos de grande valor agregado, cujos clientes buscam um veículo com uma grande disponibilidade de operação e com a capacidade de realizar uma manutenção de forma planejada, rápida e correta. Como a manutenção é uma ação executada em um produto acabado, para que ela seja conduzida com alta qualidade, requisitos devem ser endereçados na etapa de PDP. Baseado na necessidade de explorar novos diferenciais no mercado, desde a venda do produto em si até o suporte de pós-vendas, a presente dissertação tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de uma sistemática para acoplar ferramentas CAD, ferramentas de análise de rotas de desmontagem de conjuntos mecânicos e regras chaves de manutenção, para produzir uma análise classificatória que subsidie o engenheiro de serviço, juntamente com os demais membros do time de projeto na avaliação e seleção, durante o PDP, de conceitos que melhor suportem diretrizes de mantenabilidade. A partir de um levantamento bibliográfico, foram exploradas informações disponíveis atualmente no PDP, estudo de rotas para remoção de componentes, requisitos propostos sobre mantenabilidade e, a utilização de uma ferramenta de tomada de decisão utilizando-se multicritérios. Deste modo, determinou-se a estrutura do método, e o processo adotado para o desenvolvimento da análise classificatória de concepções de produto, considerando diretrizes de mantenabilidade adotadas na etapa do projeto conceitual. A partir das informações levantadas na pesquisa bibliográfica e da coleta de dados de campo referentes à manutenção ao longo dos anos, definiram-se as premissas que o método deveria atender. Em uma próxima etapa, o método foi submetido a avaliação, através da aplicação do mesmo em um experimento realizado em ambiente controlado. Neste caso, três alternativas pré-definidas foram escolhidas e submetidas ao mesmo. Assim, foi possível verificar o comportamento do método quando aplicado. Os resultados preliminares indicam que a abordagem utilizada pelo método é satisfatória para avaliar alternativas conceituais com base em critérios de mantenabilidade. Trabalhar a mantenabilidade de modo sistemático nas etapas iniciais de projeto potencializa as chances de sucesso do produto. Assim, o uso desta ferramenta poderá contribuir na maximização dos lucros de pós-vendas, aumento da disponibilidade do produto e redução do custo de manutenção, devido à geração de produtos diferenciados e com valor agregado. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produtos novos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas CAD/CAM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indústria automobilística - Inovações tecnológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia mecânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | New products | - |
Palavras-chave: dc.subject | CAD/CAM systems | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automobile industry and trade - Technological innovations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mechanical engineering | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de um método de análise classificatória de concepções de produto considerando diretrizes de mantenabilidade na etapa do projeto conceitual | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: