Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Camargo Filho, Paulo Sergio de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2861766195446524 | - |
Autor(es): dc.contributor | Camargo Filho, Paulo Sergio de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2861766195446524 | - |
Autor(es): dc.contributor | Vergennes, Dhymmi Samuel | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3085978518277394 | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, Fernanda Andrade do Nascimento | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7356983144614706 | - |
Autor(es): dc.creator | Fenato, Janaina Tas Gardenal | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:52:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:52:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36631 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1084919 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produtos educacionais "Instrumento de avaliação de usabilidade de ambientes digitais: System Usability Scale (SUS) adaptado para o contexto pedagógico", "Quadro teórico-analítico: Affordances digitais" e "Tinkercad projeto: Geometria em ação" | - |
Descrição: dc.description | This study investigates the influences of the interface design of the Tinkercad digital environment on project-based learning, from a STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) perspective. With the advancement of Industry 4.0 and the popularization of technologies such as 3D printing, it is necessary to restructure educational processes to meet new social and professional demands. The research analyzes how students' interaction with Tinkercad can contribute to the construction of conceptual, procedural and attitudinal knowledge, considering aspects of usability and digital affordances. Conducted in a school makerspace with 5th grade students from Londrina (PR), the research used a qualitative quantitative approach, through a case study. The collection instruments included questionnaires, screen recordings and direct observations during modeling activities for 3D printing. The analysis addressed the digital affordances perceived by the students and the usability of the environment, assessed by the System Usability Scale (SUS) instrument. The results indicate that Tinkercad's intuitive design favored student engagement and autonomy in developing projects. Improvements were identified in skills such as critical thinking, creativity, and collaboration, which are essential for the challenges of the 21st century. The combination of project-based methodology with STEM teaching proved to be effective in stimulating autonomous reflection and problem-solving, boosting learning. It is concluded that digital environments with well-designed interfaces facilitate navigation, provide immediate feedback, and make the educational process more dynamic and aligned with students' needs. The integration of innovative digital technologies, such as Tinkercad, constitutes a significant opportunity to educate citizens who are prepared for a constantly changing job market and to build a more just and sustainable society. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo investiga as influências do design de interface do ambiente digital Tinkercad na aprendizagem baseada em projetos, sob uma perspectiva STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Com o avanço da Indústria 4.0 e a popularização de tecnologias como impressão 3D, torna-se necessária a reestruturação dos processos educacionais para atender às novas demandas sociais e profissionais. A pesquisa analisa como a interação dos estudantes com o Tinkercad pode contribuir para a construção de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais, considerando aspectos de usabilidade e affordances digitais. Conduzida em um makerspace escolar com estudantes do 5º ano de Londrina (PR), a pesquisa utilizou uma abordagem quali-quantitativa, por meio de estudo de caso. Os instrumentos de coleta incluíram questionários, gravações de tela e observações diretas durante atividades de modelagem para impressão 3D. A análise abordou as affordances digitais percebidas pelos estudantes e a usabilidade do ambiente, avaliada pelo instrumento System Usability Scale (SUS). Os resultados indicam que o design intuitivo do Tinkercad favoreceu o engajamento e a autonomia dos estudantes no desenvolvimento de projetos. Foram identificados aprimoramentos em habilidades como pensamento crítico, criatividade e colaboração, essenciais para os desafios do século XXI. A combinação da metodologia baseada em projetos com o ensino STEM revelou-se eficaz ao estimular a reflexão autônoma e a resolução de problemas, impulsionando a aprendizagem. Conclui-se que ambientes digitais com interfaces bem projetadas facilitam a navegação, oferecem feedback imediato e tornam o processo educacional mais dinâmico e alinhado às necessidades dos estudantes. A integração de tecnologias digitais inovadoras, como o Tinkercad, constitui uma oportunidade significativa para formar cidadãos preparados para um mercado de trabalho em constante transformação e para construir uma sociedade mais justa e sustentável. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interfaces de usuário (Sistemas de computação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambientes virtuais compartilhados | - |
Palavras-chave: dc.subject | User interfaces (Computer systems) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problem-based learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Shared virtual environments | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | Aprendizagem baseada em projetos em uma perspectiva Stem: influências do design da interface para a usabilidade do Tinkercad na modelagem em impressão 3D com foco na interação entre estudante e ambiente digital | - |
Título: dc.title | Project-based learning from a Stem perspective: influences of interface design on the usability of Tinkercad in 3D printing modeling with a focus on the interaction between students and the digital environment | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: