Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Panossian, Maria Lucia | - |
Autor(es): dc.contributor | Panossian, Maria Lucia | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Flávia Dias de | - |
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Angelita Minetto | - |
Autor(es): dc.creator | Iacomini, Davi Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:52:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:52:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30271 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1084775 | - |
Descrição: dc.description | This Final Papel appeals to the Didactical Analysis investigation method to identify potentialities and restrictions of Geometry learning displacement situations, in the Teaching Guiding Activity environment. To do só, the theoretical and methodological basis were studied and Geometry’s historic-logic movement was assessed. After data gatherings in the websites of Pedagogic Activity Study and Research Group and Higher Education Staff Improvement Coordination’s Thesis and Dissertations Catalog, five Geometry learning displacement situations were analyzed, according to the Teaching Guiding Activity, in their conceptual, cognitive and instructional aspects. One of these situations was chosen, adapted and promoted in a Parana state public school, and the results showed its capacity to initiate students’ activity, providing a general overview of geometrical concepts. It is expected that this research contributes to the elaboration of other learning displacement situations and to the Teaching Guiding Activity and Didactical Analysis comprehension in the Didactics of Mathematics. | - |
Descrição: dc.description | Este Trabalho de Conclusão de Curso recorre ao método de investigação da Análise Didática para identificar potencialidades e limitações de situações desencadeadoras de aprendizagem de Geometria, no contexto da Atividade Orientadora de Ensino. Para isso, foram estudadas as bases teórico-metodológicas e o movimento histórico-lógico da Geometria. Após levantamento realizado no site do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica, além do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, foram analisadas cinco situações desencadeadoras de aprendizagem, à luz da Atividade Orientadora de Ensino, quanto aos seus aspectos conceituais, cognitivos e instrucionais. Uma dessas situações foi escolhida, adaptada e desenvolvida em uma escola estadual do Paraná, cujos resultados explicitaram sua capacidade de desencadear a atividade dos estudantes, proporcionando a generalização de conceitos geométricos. Espera-se que essa pesquisa contribua para a construção de outras situações desencadeadoras de aprendizagem e para a compreensão da Atividade Orientadora de Ensino e da Análise Didática no estudo da Didática da Matemática. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria - História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria - Conhecimentos e aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometry - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometry - History | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometry - Knowledge and learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | Análise didática de situações desencadeadoras de aprendizagem de geometria | - |
Título: dc.title | Didactical analysis of geometry learning displacement situations | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: