Análise didática de situações desencadeadoras de aprendizagem de geometria

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPanossian, Maria Lucia-
Autor(es): dc.contributorPanossian, Maria Lucia-
Autor(es): dc.contributorSouza, Flávia Dias de-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Angelita Minetto-
Autor(es): dc.creatorIacomini, Davi Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T11:52:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T11:52:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30271-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1084775-
Descrição: dc.descriptionThis Final Papel appeals to the Didactical Analysis investigation method to identify potentialities and restrictions of Geometry learning displacement situations, in the Teaching Guiding Activity environment. To do só, the theoretical and methodological basis were studied and Geometry’s historic-logic movement was assessed. After data gatherings in the websites of Pedagogic Activity Study and Research Group and Higher Education Staff Improvement Coordination’s Thesis and Dissertations Catalog, five Geometry learning displacement situations were analyzed, according to the Teaching Guiding Activity, in their conceptual, cognitive and instructional aspects. One of these situations was chosen, adapted and promoted in a Parana state public school, and the results showed its capacity to initiate students’ activity, providing a general overview of geometrical concepts. It is expected that this research contributes to the elaboration of other learning displacement situations and to the Teaching Guiding Activity and Didactical Analysis comprehension in the Didactics of Mathematics.-
Descrição: dc.descriptionEste Trabalho de Conclusão de Curso recorre ao método de investigação da Análise Didática para identificar potencialidades e limitações de situações desencadeadoras de aprendizagem de Geometria, no contexto da Atividade Orientadora de Ensino. Para isso, foram estudadas as bases teórico-metodológicas e o movimento histórico-lógico da Geometria. Após levantamento realizado no site do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica, além do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, foram analisadas cinco situações desencadeadoras de aprendizagem, à luz da Atividade Orientadora de Ensino, quanto aos seus aspectos conceituais, cognitivos e instrucionais. Uma dessas situações foi escolhida, adaptada e desenvolvida em uma escola estadual do Paraná, cujos resultados explicitaram sua capacidade de desencadear a atividade dos estudantes, proporcionando a generalização de conceitos geométricos. Espera-se que essa pesquisa contribua para a construção de outras situações desencadeadoras de aprendizagem e para a compreensão da Atividade Orientadora de Ensino e da Análise Didática no estudo da Didática da Matemática.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria - História-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria - Conhecimentos e aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectGeometry - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectGeometry - History-
Palavras-chave: dc.subjectGeometry - Knowledge and learning-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Título: dc.titleAnálise didática de situações desencadeadoras de aprendizagem de geometria-
Título: dc.titleDidactical analysis of geometry learning displacement situations-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.