Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tortola, Emerson | - |
Autor(es): dc.contributor | Tortola, Emerson | - |
Autor(es): dc.contributor | Vertuan, Rodolfo Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Vanessa Largo | - |
Autor(es): dc.creator | Medeiros, Gustavo de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:52:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:52:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29249 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1084694 | - |
Descrição: dc.description | In this research we investigate the introduction of contents through mathematical modelling activities, specifically the introduction of matrices. For this, from a qualitative approach, we carried out a literature review of publications from Brazilian scientific events, from 2013 to 2021, which address mathematical modelling from the perspective of Mathematics Education (CNMEM and EPMEM) and discuss activities developed in the classroom. From these publications, we observe that activities aimed at introducing new content are rare, focusing, above all, on the review or illustration of already known or newly explained content. In face of that, we propose the development and discussion of a modelling activity for 9 academics who were studying the discipline of mathematical modelling, a degree course in mathematics, in a public institution of Higher Education in Paraná, through which we introduce some ideas associated with matrices. A form on the understanding and intentions of using modelling in the classroom and a reflection on the use of the activity developed to introduce the matrix content were proposed before and after the activity, respectively. The research data, therefore, consist of works in the literature that address mathematical modelling to introduce content, academic responses to the initial form, resolutions for the activity and reflections on the use of the activity in the classroom. The collection was carried out through a bibliographic review, electronic form, records produced by the academics from the development of the activity and by recording the discussions with the academics, carried out using the Zoom and OBS Studio software. Data analysis points out some concerns and/or difficulties of academics, regarding the duration of the activity and the use or creation of mathematical models, as well as indicating two possibilities for the introduction of matrices through mathematical modelling: in a way articulated to the resolution, with more direct and targeted interventions, and as an alternative form to the resolutions presented. | - |
Descrição: dc.description | Nesta pesquisa investigamos a introdução de conteúdos por meio de atividades de modelagem matemática, especificamente a introdução de matrizes. Para isso, a partir de uma abordagem qualitativa, realizamos uma revisão bibliográfica de publicações de eventos científicos brasileiros, no período de 2013 a 2021, que abordam a modelagem matemática na perspectiva da Educação Matemática (CNMEM e EPMEM) e discutem atividades desenvolvidas em sala de aula. A partir dessas publicações, observamos que são raras as atividades que objetivam a introdução de um novo conteúdo, centrando-se, sobretudo, na revisão ou exemplificação de conteúdos já conhecidos ou recém explicados. Diante disso, propomos o desenvolvimento e discussão de uma atividade de modelagem a 9 acadêmicos que cursavam a disciplina de modelagem matemática, de um curso de licenciatura em matemática, de uma instituição pública de Ensino Superior paranaense, por meio da qual introduzimos algumas ideias associadas a matrizes. Um formulário sobre o entendimento e intenções de uso da modelagem em sala de aula e uma reflexão a respeito do uso da atividade desenvolvida para introduzir o conteúdo matrizes foram propostos antes e após a atividade, respectivamente. Os dados da pesquisa, portanto, consistem nos trabalhos da literatura que abordam a modelagem matemática para introduzir conteúdos, as respostas dos acadêmicos para o formulário inicial, as resoluções para a atividade e as reflexões sobre o uso da atividade em sala de aula. A coleta foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica, formulário eletrônico, registros produzidos pelos acadêmicos a partir do desenvolvimento da atividade e pela gravação das discussões com os acadêmicos, realizada por meio dos softwares Zoom e OBS Studio. A análise dos dados aponta algumas preocupações e/ou dificuldades dos acadêmicos, quanto ao tempo de duração da atividade e ao uso ou criação dos modelos matemáticos, bem como sinaliza duas possibilidades de encaminhamento para a introdução de matrizes por meio da modelagem matemática: de forma articulada à resolução, com intervenções mais diretas e direcionadas, e como uma forma alternativa às resoluções apresentadas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Toledo | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matrizes (Matemática) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelos matemáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matrices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical models | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Título: dc.title | Uma investigação sobre a introdução de matrizes por meio da modelagem matemática | - |
Título: dc.title | An investigation on the introduction of matrices through mathematical modelling | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: