Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Queluz, Marilda Lopes Pinheiro | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-1281-2260 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2110123354319236 | - |
Autor(es): dc.contributor | Estevam, Joelma Zambão | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1154284309071641 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Luciana Martha | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-0990-0892 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9969574876271040 | - |
Autor(es): dc.contributor | Queluz, Marilda Lopes Pinheiro | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-1281-2260 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2110123354319236 | - |
Autor(es): dc.creator | Andrade, Camila de Souza Lima de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:51:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:51:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31843 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1084661 | - |
Descrição: dc.description | In Brazil, from the 60s onwards, between the contestations of counterculture, social movements and themilitary dictatorship, artistic proposals turned to productions and narratives that had as their theme politics, culture, the body, otherness and others aspects of everyday life. Artists sought to break with art without engagement and brought creations based on new technologies that were accessible at the time,trying to subvert contemporary languages. In this scenario, the Brazilian artist Anna Bella Geiger standsout, whose works bring issues of identity, sócio-political representation and denunciation of theauthoritarianism of the historical moment in which the country and Latin America were passing through. The objective of this research is to understand how Geiger uses in his work “O Pão Nosso de Cada Dia” (1978), the materialities, techniques and technologies, to question and give new meaning to cultural, social, political and everyday systems. Garcia Canclini (1997) states that the ideas of the aesthetic avant-gardes and modern art did not problematize politics and the need to change the social scenario,as the market system was very repressed. Artists sought ways to fight against this standardized and linear artistic current, making manifestos and experiments, not crystallizing the styles and “isms” globalized by the political and social market. Authors such as Garcia Canclini and Stuart Hall help to understand the relationships between art and culture, identity, representation and new technological mediations in the construction of a more democratic and egalitarian world. The research intends to reflect on the trajectory of Anna Bella Geiger and the way in which her works interrogate the borders, the geopolitical limits, giving new meaning, especially with “O Pão Nosso de Cada Dia” (1978), the daily life and the Brazilian society. | - |
Descrição: dc.description | No Brasil, a partir dos anos 60, entre as contestações da contracultura, os movimentos sociais e a ditadura militar, as propostas artísticas voltaram-se para produções e narrativas que tinham como tema a política, a cultura, o corpo, a alteridade e outros aspectos da vida cotidiana. Os artistas procuravam romper com a arte sem engajamento e trouxeram criações baseadas nas novas tecnologias que estavam acessíveis no período, tentando subverter as linguagens contemporâneas. Destaca-se, nesse cenário, a artista brasileira Anna Bella Geiger, cujos trabalhos trazem questões de identidade, de representação sócio-política e de denúncia do autoritarismo do momento histórico em que o país e a América Latina estavam transpondo. O objetivo dessa pesquisa é entender como Geiger aciona em seu trabalho “O Pão Nosso de Cada Dia” (1978), as materialidades, técnicas e tecnologias, para questionar e ressignificar os sistemas culturais e sociais, bem como a política e o cotidiano. Garcia Canclini (1997) afirma que as ideias das vanguardas estéticas e da arte moderna não problematizavam a política e a necessidade de mudança do cenário social, pois o sistema do mercado era muito reprimido. Os artistas buscavam modos de lutar contra essa corrente padronizada e linear artística, fazendo manifestos e experimentações, deixando de cristalizar os estilos e “ismos” globalizados pelo mercado político e social. Autores como Garcia Canclini e Stuart Hall ajudam a compreender as relações entre arte e cultura, identidade, representação e as novas mediações tecnológicas na construção de um mundo mais democrático e igualitário. A pesquisa pretende refletir sobre a trajetória de Anna Bella Geiger e a maneira como suas obras interrogam as fronteiras, os limites geopolíticos, ressignificando, especialmente, com “O Pão Nosso de Cada Dia” (1978) o cotidiano e a sociedade brasileira. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geiger, Anna Bella, 1933- | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte moderna - Séc. XX | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotografia - Aspectos políticos - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotografia - Exposição - Séc. XX | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediação - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação na arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte e tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art, Modern - 20th century | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology - Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Photography - Political aspects - Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Photography - Exposure - 20th century | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediation - Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication in art | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art and technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociais e Humanidades | - |
Título: dc.title | “O Pão Nosso de Cada Dia” (1978): as materialidades simbólicas da resistência cotidiana na obra de Anna Bella Geiger | - |
Título: dc.title | “O Pão Nosso de Cada dia” (1978): the symbolic materialities of daily resistence in the work of Anna Bella Geiger | - |
Título: dc.title | O Pão Nosso de Cada Dia (1978): as materialidades simbólicas da resistência cotidiana na obra de Anna Bella Geiger | - |
Título: dc.title | O Pão Nosso de Cada dia (1978): the symbolic materialities of daily resistence in the work of Anna Bella Geiger | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: