Uma reflexão sobre alfabetização de jovens e adultos no Brasil: uma reflexão sobre a primeira metade do século XX

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBerghauser, Neron Alípio Cortes-
Autor(es): dc.contributorBerghauser, Neron Alípio Cortes-
Autor(es): dc.contributorBerghauser, Neron Alípio Cortes-
Autor(es): dc.contributorBerghauser, Neron Alípio Cortes-
Autor(es): dc.creatorCosta, Ráclima Cristina de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T11:51:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T11:51:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21187-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1084613-
Descrição: dc.descriptionEm toda a sua história de pouco mais de cinco séculos, o brasil aparece como um país em que a educação raramente tomou papel de destaque na lista de itens para a promoção do desenvolvimento. Na contramão das demais nações modernas, os governantes, relegam o sistema escolar a pouco e parcos investimentos que somente são lembrados próximos aos períodos eleitorais. Manter a ignorância como forma de controle parece ser o lema de muitos governos, independente de linha ideológica e partidária. Somente nas últimas décadas é que se tem visto a demonstração de uma preocupação em investir em educação, atendendo muito mais ao clamor público do que pela iniciativa voluntária dos governantes. Se este cenário é desta forma, o que dizer do interesse público em investir na educação de adultos, já que ela pode ser vista como um investimento inútil. Vista por muito tempo no país como uma atividade sem retorno, a EJA (educação de jovens e adultos) atualmente balizada pela declaração de Hamburgo de 1997, representa uma preocupação cada dia maior, principalmente tratando-se de um país em que o jovem entra para o mercado de trabalho muito cedo para sustentar economicamente sua família. Neste sentido é de fundamental importância conhecer um pouco sobre a história desta modalidade de ensino como forma de entender e definir novas metodologias para ampliar a abrangência deste sistema de ensino. Este estudo apresenta um resgate histórico acerca da EJA no brasil, iniciando pela presença dos jesuítas no brasil colônia até o período pós regime militar. Trata-se, portanto, de um estudo puramente bibliográfico, por meio do qual foram levantadas informações de autores e instituições que pesquisaram sobre o assunto ao longo da sua história. Procurou-se, então, não tecer comentários críticos, mantendo as versões conforme seus próprios autores, garantindo imparcialidade a cada opinião-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectIntegração social-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectSocial integration-
Palavras-chave: dc.subjectLabor market-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleUma reflexão sobre alfabetização de jovens e adultos no Brasil: uma reflexão sobre a primeira metade do século XX-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.