Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Muniz, Maria leda Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor | Muniz, Maria Ieda Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Fabio Sampaio de | - |
Autor(es): dc.contributor | Batista, Sidinei Eduardo | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Mariana Moreno Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:51:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:51:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35601 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1084471 | - |
Descrição: dc.description | The aim of this work was to analyze different statements by users from three social networks to identify racism in their discourse. This work intended to comprehend the influence of ideology in language and how it affects the creation of discourse and, therefore, the discursive subject. A few authors were then addressed - concerning language: Brandão (2012), Berger and Luckmann (2002), Orlandi (2012); ideology: Althusser (1985), Chauí (1981); racism: Almeida (2019), Fanon (2009) and Kilomba (2019) - this was in order to elucidate how these three topics are connected and how they shape the discourse. Regarding racism, the focus was on everyday and recreational racism. For the analysis, an episode of a high-visibilty reality show were used, in which one of the contestants was a victim of racism; comments from social networks such as Facebook, lnstagram and Twitter were also analysed. Therefore, this study identifyed the presence of racism in the discourse of both social network users and the reality show contestant, whom denied such allegations. | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho, objetivamos analisar diferentes discursos de internautas de três redes sociais para identificar no discurso a presença de racismo. Buscamos compreender sobre a influência da ideologia na linguagem para a criação do discurso e por conseguinte, o sujeito discursivo. Objetivamos, então, explorar variados autores que investigam a linguagem – Brandão (2012), Berger e Luckmann (2002), Orlandi (2012) – a ideologia – Althusser (1985), Chauí (2008) – e o racismo – Almeida (2019), Fanon (2008) e Kilomba (2019) – a fim de esclarecer de que modo esses três pontos se cruzam e compõem o discurso. No âmbito do racismo, decidimos focar no que tange o racismo cotidiano e o racismo recreativo. Para o corpus de análise, utilizou-se o episódio ocasionado em um reality show de grande visibilidade, em que uns dos participantes foi vítima de racismo juntamente com os comentários das redes sociais Facebook, Instagram e Twitter. Portanto, com essa pesquisa, concluímos que há forte presença de racismo nos discursos tanto dos internautas quanto do participante do reality, os quais negaram ser racistas ou apresentar indícios de racismo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Letras | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ideologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ideology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discourse analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Um estudo sobre a ideologia e o sujeito discursivo dentro do racismo | - |
Título: dc.title | A study about ideology and the discoursive subject in racism | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: