Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Coca Salazar, Andrés Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Alessandro Paulo de | - |
Autor(es): dc.contributor | Jeronymo, Daniel Cavalcanti | - |
Autor(es): dc.contributor | Coca Salazar, Andrés Eduardo | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Caio Mina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:51:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:51:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37089 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1084427 | - |
Descrição: dc.description | Due to the wide dissemination of the use of control systems in the most diverse professional fields, the learning of its various modalities through digital methods becomes relevant. Due to the high cost of commercial models and the scarcity of prototypes to relate theory to practice, academic models are useful, as they improve the interdisciplinarity between theories assimilated during the academic journey and the practices performed during the professional life. Thus, until now some didactic modules have been proposed, such as: ball and bar system, wind levitation and inverted pendulum system on a sliding bar, among others. Thinking about demonstrating the functioning and interaction between theory and its applications, a digital temperature control system based on a physical model. The system maintains the temperature inside the model according to a user-defined reference value. This system has a temperature sensor, which sends the read values to the Arduino board microcontroller. This, in turn, interprets the values and compares them with the reference value, which is processed by the digital PID that determines the appropriate signal to be sent to an H Bridge, which activates an incandescent lamp for heating and exhausts for cooling. In parallel, the system shows current and desired temperatures through a display. | - |
Descrição: dc.description | Devido à grande disseminação do uso dos sistemas de controle nos mais diversos ramos profissionais, torna-se relevante o aprendizado das suas diversas modalidades através de métodos digitais. Por conta do alto custo de maquetes comerciais e da escassez de protótipos para se relacionar a teoria com a prática, maquetes acadêmicas são úteis, já que melhoram a interdisciplinaridade entre as teorias assimiladas durante o caminhar acadêmico e as práticas executadas durante a vida profissional. Sendo assim, até o momento foram propostos alguns módulos didáticos, tais como: sistema bola e barra, levitação eólica e sistema de pêndulo invertido sobre barra deslizante, dentre outros. Pensando em demonstrar o funcionamento e a interação entre a teoria e as suas aplicações, está sendo implementado o sistema de controle digital de temperatura baseado em uma maquete física. O sistema mantém a temperatura no interior da maquete de acordo com um valor de referência definido pelo usuário. Esse sistema conta com um sensor de temperatura, o qual envia os valores lidos para o microcontrolador da placa Arduíno. Este, por sua vez, interpreta os valores, e os compara com o valor de referência, o qual é processado pelo PID digital que determina o sinal adequado a ser enviado para uma Ponte H, que aciona uma lâmpada incandescente para o aquecimento, e exaustores para o resfriamento. Em paralelo, o sistema mostra as temperaturas atual e desejada, através de um display. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Toledo | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Eletrônica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.en | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Controladores PID | - |
Palavras-chave: dc.subject | Controle de temperatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engineering - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | PID controllers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Temperature control | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS | - |
Título: dc.title | Protótipo para o ensino de controle digital através de um sistema de controle de temperatura | - |
Título: dc.title | Prototype for teaching digital control through a temperature control system | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: