Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Resende, Luis Mauricio Martins de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-4151-0843 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5368459603526305 | - |
Autor(es): dc.contributor | Resende, Luis Mauricio Martins de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-4151-0843 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5368459603526305 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bacila, Maria Sílvia | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-0953-7106 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5897077507024436 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0432-5182 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4964620822134669 | - |
Autor(es): dc.creator | Pimentel, Ingrid Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:51:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:51:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33839 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1084384 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produção técnica: Pensamento científico e tecnológico | - |
Descrição: dc.description | Considering the school as a conducive environment for the promotion of Scientific and Technological Literacy, this work aims to propose an elective course for elementary education addressing scientific literacy. To achieve this, a systematic literature review was conducted to understand the key aspects of scientific literacy for elementary education. From the conducted survey, it was observed that there are still few publications with this approach. Based on the literature review, topics to be addressed were defined, and lesson structures were developed to be implemented in elementary education as an elective course, which, for this level of education, is offered only in schools with full-time teaching modality. As a contribution to this scenario, an educational product in the form of presentations was developed. | - |
Descrição: dc.description | Considerando a escola como ambiente propício para a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica, este trabalho tem como objetivo propor uma disciplina eletiva para o ensino fundamental abordando alfabetização científica. Para tanto, desenvolveu-se uma revisão bibliográfica sistematizada a fim de compreender os principais aspectos da alfabetização científica para o ensino fundamental. Do levantamento realizado, pôde-se constatar que ainda são poucas as publicações com essa abordagem. A partir da revisão bibliográfica, definiu-se temas a serem trabalhados, e foram desenvolvidas estruturas de aulas para serem aplicadas no ensino fundamental, em Disciplina Eletiva que, para esse nível de ensino, é ofertado apenas em escolas com a modalidade de ensino de tempo integral. Como contribuição para este cenário, foi elaborado um produto educacional em formato de apresentações. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disciplina escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes do ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | School discipline | - |
Palavras-chave: dc.subject | School children | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Proposta de uma disciplina eletiva para o ensino fundamental abordando alfabetização científica | - |
Título: dc.title | Proposal for an elective subject for elementary education addressing scientific literacy | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: