Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Valdir | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-0568-2920 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7651683680159601 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Alexandra Maria de Almeida Matos | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-6928-2040 | - |
Autor(es): dc.contributor | https://www.cienciavitae.pt/pt/8210-8315-099F | - |
Autor(es): dc.contributor | Faria, José Henrique de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3971-7992 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3738279410631976 | - |
Autor(es): dc.contributor | Alcântara, Liliane Cristine Schlemer | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8502-720X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5051941963927036 | - |
Autor(es): dc.contributor | Limont, Marcelo | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-3400-9738 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0375425834139947 | - |
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Valdir | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-0568-2920 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7651683680159601 | - |
Autor(es): dc.creator | Maccoppi, Grazielle Ueno | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:50:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:50:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33179 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1084308 | - |
Descrição: dc.description | Given the reality of the devaluation of sciences and humanities, it’s possible to identify a depreciation of the philosophical reflection in the production of scientific knowledge. Such depreciation is perceived in the field of tourism due to the theoretical and interpretative fragility that conditions its studies to reductionism and the maintenance of a disciplinary and deterministic approach. Tourism is defined as a complex social phenomenon that occurs in territorial relations. With the premise that philosophical reflection promotes critical and reflective study capable of generating renewal and updating of science, this work aims to contribute to an epistemological discussion in the field of tourism. Epistemology is understood as a form of applying knowledge, meaning it’s linked to the method of knowledge production and exposition (Faria, 2022). The overall goal is to unveil the substantive elements of tourism as a social and human phenomenon. The critical proposition of knowledge is adopted as a reference through the Ontology, Critical Epistemology of the Concrete, organized to address the scope of Humanities, Social, and Applied Social Sciences with an emphasis on Organizational Studies. Stemming from the constituent elements and gaps in tourism, the coloniality of scientific knowledge and the hegemonic structure present in the epistemological foundations composing the phenomenon are identified. As a structure in pursuit of greater independence, a discussion emerges about the influence of technoscience and scientific autonomy in the field. In this context, substantive elements of the phenomenon emerge, capable of forming a more inclusive and diverse epistemological approach to tourism. | - |
Descrição: dc.description | Diante da realidade de desvalorização das ciências e das humanidades, é possível identificar uma depreciação da reflexão filosófica na produção do conhecimento científico. Tal desabono é percebido no campo do turismo pela fragilidade teórica e interpretativa que condiciona seus estudos ao reducionismo e a manutenção de uma abordagem disciplinar e determinista. O turismo, é um fenômeno social complexo que se dá nas relações da territorialidade. Tendo como premissa que a reflexão filosófica promove um estudo crítico e reflexivo capaz de gerar renovação e atualização da ciência, este trabalho pretende contribuir para uma discussão de natureza epistemológica no campo do turismo. A epistemologia é compreendida como uma forma de aplicação do conhecimento, ou seja, está atrelada ao método de produção e exposição do conhecimento. O objetivo é desvelar os elementos substantivos do turismo como fenômeno social e humano. Adota-se como referência a proposição crítica do conhecimento pela Ontologia, Epistemologia Crítica do Concreto, organizada para atender ao recorte das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas com ênfase nos Estudos Organizacionais. Identifica-se a partir dos elementos constituintes e lacunas do turismo, a colonialidade do conhecimento científico e a estrutura hegemônica presente nas bases epistemológicas que compõem o fenômeno. Como estrutura em busca de maior independência, apresenta-se uma discussão sobre a influência da tecnociência em detrimento autonomia científica. Neste contexto, emergem elementos substantivos do fenômeno, capazes de compor uma abordagem epistemológica mais inclusiva e diversa ao turismo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Turismo - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Turismo - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura e turismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge, Theory of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tourism - Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tourism - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Culture and tourism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary approach to knowledge | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge, Sociology of | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociais e Humanidades | - |
Título: dc.title | Elementos epistemológicos substantivos do turismo como fenômeno social e humano | - |
Título: dc.title | Substantive epistemological elements of tourism as a social and human phenomenon | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: