Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Monteiro, André Luiz Regis | - |
Autor(es): dc.contributor | Schiavon, Gilson Junior | - |
Autor(es): dc.contributor | Tormena Junior, Osmar | - |
Autor(es): dc.contributor | Monteiro, André Luiz Regis | - |
Autor(es): dc.creator | Maxta, Alexandrina Musa Bechara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:50:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:50:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30731 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1084252 | - |
Descrição: dc.description | The implementation of virtual laboratories offers the student and the designer to align the theoretical content with the practice, because besides instigating the interest for learning, it offers the student quality educational tools and resources, thus fostering critical and reflective skills important to prepare the user regarding the difficulties present in the labor market. Due to the COVID-19 pandemic, the need for uses of distance learning methods and technologies has increased. From this scenario, the present work aimed to perform a comparative analysis between two free electronic circuit simulation softwares that use Simulation Program with Integrated Circuits Emphasis (SPICE) as a programming language, LTspice and TINA-TI. SPICE is a powerful simulation tool used to predict the behavior of circuits, it was developed in the early 70's at the University of California, Berkeley's Electronics Research Laboratory. To perform the comparison three electronic circuits were simulated, being: 60 Hz Notch Filter, Emitter-Common Amplifier and Instrumentation Amplifier, and respectively the following analyses were performed: AC analysis, DC analysis and transient analysis. The main objective of the simulations was to compare the responses between the software. In addition, an analysis was made to understand if the behavior was in accordance with the calculated theoretical results. With the data obtained it was possible to observe that most of the components offered by the software are from different suppliers, in which it was possible to observe differences in the simulation results. Furthermore, in the transient analysis, it was observed that LTspice presented better gain results in the circuits. | - |
Descrição: dc.description | A implementação de laboratórios virtuais oferece ao estudante e ao projetista alinhar o conteúdo teórico com a prática, pois além de instigar o interesse pelo aprendizado, oferta ao aluno ferramentas e recursos educacionais de qualidade, fomentando assim habilidades críticas e reflexivas importantes para preparar o usuário quanto às dificuldades presentes no mercado de trabalho. Devido à pandemia do COVID-19, a necessidade de utilizações de métodos e tecnologias de ensino a distância aumentou. A partir deste cenário, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise comparativa entre dois softwares gratuitos de simulação de circuitos eletrônicos que utilizam o Simulation Program with Integrated Circuits Emphasis (SPICE) como linguagem de programação, o LTspice e o TINA-TI. O SPICE é uma poderosa ferramenta de simulação utilizada para prever o comportamento dos circuitos, foi desenvolvido no início dos anos 70, no laboratório de Pesquisa Eletrônica da Universidade da California, em Berkeley. Para realizar a comparação foram simulados três circuitos eletrônicos, sendo eles: Filtro notch 60 Hz, Amplificador emissor-comum e Amplificador de instrumentação, e respectivamente foram realizadas as seguintes análises: analise AC, análise DC e análise transiente. O objetivo principal das simulações foi de comparar as respostas entre os softwares. Além disso, foi feito uma análise para entender se o comportamento estava de acordo com os resultados teóricos calculados. Com os dados obtidos foi possível observar que a maioria dos componentes ofertados pelos softwares são de fornecedores diferentes, no qual foi possível observar diferença nos resultados das simulações. Além disso, na análise transiente, observou-se que o LTspice apresentou melhores resultados de ganho nos circuitos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Eletrônica | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Eletrônica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Métodos de simulação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Circuitos eletrônicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simulation methods | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electronic circuits | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS | - |
Título: dc.title | Análise comparativa de softwares de simulação de circuitos eletrônicos | - |
Título: dc.title | Comparative analysis of electronic circuit simulation software | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: