
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Luiz Carlos de Abreu | - |
| Autor(es): dc.creator | Lima, Matheus Garibalde Soares de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:50:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:50:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-06-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-06-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-05-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1298 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1084247 | - |
| Descrição: dc.description | The study aims to address the allocation of resources at the operational level under uncertainties. For this reason, it was proposed an optimization approach based on heuristic methods. The resolutions of production and logistics problems, commonly addressed in operational research, explore various parameters among which the present study considers three variables of uncertainty: demand, operation time and resources availability. For this purpose a logistics problem was chosen as study of case. The problem consists in minimizing cost operation, selection of vehicles in a heterogeneous fleet, consolidation of loads for each client and selecting the type of freight payables. Regarding of freight payables types, there are centered in two different tariffs, mainly due to assets and service negotiation, such as: i) fleet controlled by company and service outsource; ii) fleet and service completely outsource. The resolution of the original problem was broke down in two steps: i) Compartmentalizer and ii) Allocator. Both steps are solved through Tabu Search approach; the first step (Compartmentalizer) generates a list of feasible shipments to fulfill orders up to three different customers. The second step, the allocator uses the list of feasible shipments to define how and when each request will be supplied. The results aim the feasibility of assumes this approach in order to solve real problems. | - |
| Descrição: dc.description | O estudo tem como finalidade tratar a alocação de recursos no nível operacional com a presença de incertezas. Para isso, foi proposta uma abordagem de otimização usando métodos heurísticos. As soluções de problemas de produção e logística, comumente abordadas em pesquisa operacional, exploram diversos parâmetros dentre os quais o presente estudo considera três como de incerteza: demanda, tempo de execução e indisponibilidade de recursos. Para tal finalidade foi escolhido como estudo de caso a resolução de um problema de logística. O problema consiste na minimização dos custos de operação, na seleção de veículos em uma frota heterogênea, consolidação das cargas para cada cliente e na seleção do tipo de frete utilizado. Quanto ao tipo de frete, são considerados dois, os quais se diferenciam quanto aos ativos envolvidos na produção e ao tipo de prestação de serviço, sendo eles: i) frota da empresa com serviço terceirizado; ii) frota e serviços totalmente terceirizados. O problema original foi decomposto em duas etapas: i) Compartimentalizador e ii) Alocador. As duas etapas são solucionadas via a abordagem de Busca Tabu, sendo que a primeira etapa (Compartimentalizador) gera uma lista dos carregamentos factíveis que atenda pedidos de até três clientes distintos. O Alocador se utiliza da lista dos carregamentos factíveis para definir como e quando cada pedido será atendido. Os resultados indicam a viabilidade da adoção desta abordagem para a solução de problemas reais. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa operacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programação heurística | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Otimização combinatória | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Incerteza (Economia) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alocação de recursos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transporte de mercadorias - Processo decisório | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Simulação (Computadores) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenharia mecânica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Operations research | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Heuristic programming | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Combinatorial optimization | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Uncertainty | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Resource allocation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Shipment of goods - Decision making | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Computer simulation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mechanical engineering | - |
| Título: dc.title | Alocação de recursos em nível operacional com incerteza nos dados | - |
| Título: dc.title | Sistema de alocação de recursos de transporte com a presença de incerteza nos dados | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: