Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7491007150992831 | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de | - |
Autor(es): dc.contributor | Vertuan, Rodolfo Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Mirarka, Roger | - |
Autor(es): dc.creator | Borges, Larissa Gehrinh | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:50:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:50:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3046 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1084149 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: De professor para professor: escola do campo, e agora? | - |
Descrição: dc.description | This Masters dissertation aims to present the organization of Itinerant Schools in the state of Paraná, the proposals present in the Plano de Estudos of these schools and in particular to look the Mathematics in the Complex Method and in the portions of reality. In addition, it aims to confront this proposal with reality, seeking to verify how effective it is (or not) in Colégio Estadual Maria Aparecida Rosignol Franciosi, more specifically, in mathematics classes. For this, 12 visits were made to the school, with the aim of understanding how the teaching and learning process occurs in practice. This research has a qualitative character and has some characteristics of ethnographic field research. In it I contextualize Rural Education in Brazil and in the state of Paraná, the emergence of these Itinerant Schools, the reality of one of these schools, some contradictions involved in the whole process. I conclude by presenting the educational product of this dissertation that consists of 11 chronicles developed from the speeches of some students, situations experienced in field research and a bit of fiction. These chronicles are intended for teachers who are not from the countryside but who will teach at rural schools. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação visa apresentar a organização das escolas itinerantes do estado do Paraná, as propostas presentes no plano de estudos dessas escolas e, em especial, olhar para a disciplina de Matemática nos complexos – unidade curricular desse plano de estudos – e nas porções da realidade. Também, confrontamos essa proposta com a realidade, buscando verificar como ela se efetiva (ou não) no Colégio Estadual Maria Aparecida Rosignol Franciosi, mais especificamente, em aulas de Matemática. Para isso, foram realizadas 12 visitas ao Colégio, que se localiza a 70 quilômetros do município de Londrina. Esta pesquisa tem caráter qualitativo e possui algumas características da pesquisa de campo etnográfica. Nela, contextualiza-se a Educação do Campo no Brasil e no estado do Paraná, o surgimento dessas escolas itinerantes, a realidade de uma dessas escolas, algumas contradições envolvidas em todo o processo e concluímos apresentando o produto educacional desta dissertação que se constitui em 11 crônicas, destinadas a professores que não são do campo mas que irão lecionar nessas escolas, desenvolvidas a partir das falas de alguns estudantes, situações vivenciadas na pesquisa de campo e um pouco de ficção. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas móveis - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnomatemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Schools, Traveling - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education, Rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethnomathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências e Matemática | - |
Título: dc.title | Saberes matemáticos nas escolas itinerantes: complexos de estudos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: