Práticas no contexto da gestão participativa: a institucionalização da participação nos Conselhos Municipais de Educação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPezarico, Giovanna-
Autor(es): dc.contributorPezarico, Giovanna-
Autor(es): dc.contributorSouza, Juliana Nazaré Alves-
Autor(es): dc.contributorFreire, Fábio Gongora-
Autor(es): dc.creatorNeves, Carlos Henrique da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T11:50:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T11:50:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2014-03-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23082-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1084135-
Descrição: dc.descriptionThis work is about the theme of participative administration in the context of advice policymakers. The practices carried out in order to institutionalize participation in the management of the Municipal Councils, taking as a basis the Municipal Councils of Education, and to support, as concrete case of the Municipal Council of Educacion of São Bernardo do Campo. Also establishes relationships with theoretical foundations of the Public Management and democracy. Discussed, when dealing with institutionalized participation, issues such as democratization, bureaucracy, legitimacy and empowerment. We discussed, when dealing with institutionalized participation, topics like democratization, bureaucracy, legitimacy and empowerment.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática a gestão participativa, contextualizando a questão dos conselhos gestores de políticas públicas. Buscou-se analisar as práticas realizadas de modo a institucionalizar a participação nos processos de gestão dos Conselhos Municipais, tomando como base os Conselhos Municipais de Educação, e como caso concreto para apoiar o desenvolvimento da pesquisa o Conselho Municipal de Educação de São Bernardo do Campo. Também estabeleceu relações com fundamentos teóricos que embasam a Gestão Pública e a democracia. Debatemos, ao tratar de institucionalização da participação, de questões como democratização, burocracia, legitimidade e empoderamento.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Administração-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Gestão Pública: Modalidade Ensino à Distância-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectDemocracia-
Palavras-chave: dc.subjectParticipação social-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração pública-
Palavras-chave: dc.subjectConselhos de cidades-
Palavras-chave: dc.subjectDemocracy-
Palavras-chave: dc.subjectSocial participation-
Palavras-chave: dc.subjectPublic administration-
Palavras-chave: dc.subjectCity councils-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA-
Título: dc.titlePráticas no contexto da gestão participativa: a institucionalização da participação nos Conselhos Municipais de Educação-
Título: dc.titleParticipative management: the institutionalization of participation in the Municipal Councils of Education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.