Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Silva, Sara Coelho da | - |
Autor(es): dc.creator | Lobeiro, Adilandri Mércio | - |
Autor(es): dc.creator | Macowski, Diogo Heron | - |
Autor(es): dc.creator | Correa, Wellington José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:49:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:49:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-05-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-05-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1102 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1084026 | - |
Descrição: dc.description | This article present an account of an experience with mathematical modeling in higher education, more specifically in the teaching of Analytic Geometry, in Environmental Engineering, seeking to emphasize the significant Engineering UTFPR-Campo Mourão campus. | - |
Descrição: dc.description | Neste artigo apresenta-se o relato de uma experiência com a modelagem matemática no Ensino Superior, mais especificamente no ensino de Geometria Analítica, na Engenharia Ambiental, buscando ressaltar a importância da modelagem como fator de motivação à aprendizagem significativa de matemática nos cursos de Engenharia da UTFPR, Câmpus Campo Mourão. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
Relação: dc.relation | http://www.fecilcam.br/revista/index.php/nupem/article/view/257 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática na engenharia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria analítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engineering mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometry, Analytic | - |
Título: dc.title | Modelagem matemática na engenharia ambiental: motivação à aprendizagem significativa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: