Produto educacional para o ensino de ciências como proposta para aprendizagem mediada

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSena, Juliana Yporti de-
Autor(es): dc.creatorRocha, Zenaide de Fátima Dante Correia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T11:49:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T11:49:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33046-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1083924-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to demonstrate the role of mediated activity in learning of scientific concepts. The data presented are a part of a research developed in a professional master's degree whose purpose was to apply an Interactive Didactic Sequence (IDS) to investigate the learning of scientific concepts about epidemic diseases in Science Teaching. The results showed a conceptual change on the part of the students about the content worked, this process is related to the mediated activity, provided by the several activities contained in the educational product, that enabled the identification, definition and use of the concepts, contributing to voluntary attention and memory, crucial processes for the internalization of concepts.-
Descrição: dc.descriptionEste artigo objetiva demonstrar o papel da atividade mediada na aprendizagem de conceitos científicos. Os dados apresentados são um recorte de uma pesquisa desenvolvida em um mestrado profissional cuja proposta de ensino tinha como intuito aplicar uma Sequência didática Interativa (SDI) para investigar a aprendizagem de conceitos científicos sobre doenças epidêmicas no Ensino de Ciências. Os resultados demonstraram uma mudança conceitual por parte dos estudantes sobre o conteúdo trabalhado, esse processo está relacionado à atividade mediada, proporcionada pelas diversas atividades contidas no produto educacional, que possibilitaram a identificação, definição e utilização dos conceitos, contribuindo para a atenção voluntária e memória, processos cruciais para internalização de conceitos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Relação: dc.relationREnCiMa - Revista de Ensino de Ciências e Matemática-
Relação: dc.relationhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1393-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectConceitos-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectConcepts-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Título: dc.titleProduto educacional para o ensino de ciências como proposta para aprendizagem mediada-
Título: dc.titleEducational product for science teaching as a proposal for mediated learning-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.