Uso de gamificação no moodle em disciplinas de matemática no ensino superior

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPietruchinski, Mônica Hoeldtke-
Autor(es): dc.contributorReis, Ednei Felix-
Autor(es): dc.contributorPietruchinski, Mônica Hoeldtke-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Mauren Louise Sguario Coelho de-
Autor(es): dc.contributorRanthum, Rogério-
Autor(es): dc.creatorMori, Daniel Akira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T11:49:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T11:49:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35401-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1083896-
Descrição: dc.descriptionThis study aimed to identify and apply gamification techniques in mathematics education at UTFPR using the MOODLE virtual learning environment. Given the high failure rate, the discipline of pre-calculus was chosen for the application of these techniques. Gamification plugins in MOODLE were identified, and a literature review was conducted to identify motivational techniques. Based on this, gamified activities were developed using the selected plugins and implemented in the pre-calculus discipline as a case study. Additionally, a workshop was conducted for teachers from various areas, introducing the plugins and their applications. A manual was also developed to assist in using these plugins. The collected data was analyzed to evaluate the effectiveness of gamification in improving student performance and engagement.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo teve como objetivo identificar e aplicar técnicas de gamificação no ensino de matemática na UTFPR, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem MOODLE. Diante do alto índice de reprovações, a disciplina de pré-cálculo foi selecionada para a aplicação das técnicas. Foram identificados plugins de gamificação no MOODLE e realizada uma revisão bibliográfica para identificar técnicas motivacionais. Com base nisso, foram desenvolvidas atividades gamificadas com os plugins selecionados e aplicadas na disciplina de pré-cálculo em um estudo de caso. Além disso, uma oficina foi conduzida para os professores de diferentes áreas, apresentando os plugins e suas aplicações. Um manual também foi desenvolvido para auxiliar no uso desses plugins. Os dados obtidos foram analisados para avaliar a eficácia da gamificação na melhoria do desempenho e engajamento dos estudantes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Ciência da Computação-
Publicador: dc.publisherCiência da Computação-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectJogos no ensino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática recreativa-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectGames in mathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical recreations-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO-
Título: dc.titleUso de gamificação no moodle em disciplinas de matemática no ensino superior-
Título: dc.titleUse of gamification in Moodle for mathematics courses in higher education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.