
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pietruchinski, Mônica Hoeldtke | - |
| Autor(es): dc.contributor | Reis, Ednei Felix | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pietruchinski, Mônica Hoeldtke | - |
| Autor(es): dc.contributor | Andrade, Mauren Louise Sguario Coelho de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ranthum, Rogério | - |
| Autor(es): dc.creator | Mori, Daniel Akira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:49:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:49:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35401 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1083896 | - |
| Descrição: dc.description | This study aimed to identify and apply gamification techniques in mathematics education at UTFPR using the MOODLE virtual learning environment. Given the high failure rate, the discipline of pre-calculus was chosen for the application of these techniques. Gamification plugins in MOODLE were identified, and a literature review was conducted to identify motivational techniques. Based on this, gamified activities were developed using the selected plugins and implemented in the pre-calculus discipline as a case study. Additionally, a workshop was conducted for teachers from various areas, introducing the plugins and their applications. A manual was also developed to assist in using these plugins. The collected data was analyzed to evaluate the effectiveness of gamification in improving student performance and engagement. | - |
| Descrição: dc.description | Este estudo teve como objetivo identificar e aplicar técnicas de gamificação no ensino de matemática na UTFPR, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem MOODLE. Diante do alto índice de reprovações, a disciplina de pré-cálculo foi selecionada para a aplicação das técnicas. Foram identificados plugins de gamificação no MOODLE e realizada uma revisão bibliográfica para identificar técnicas motivacionais. Com base nisso, foram desenvolvidas atividades gamificadas com os plugins selecionados e aplicadas na disciplina de pré-cálculo em um estudo de caso. Além disso, uma oficina foi conduzida para os professores de diferentes áreas, apresentando os plugins e suas aplicações. Um manual também foi desenvolvido para auxiliar no uso desses plugins. Os dados obtidos foram analisados para avaliar a eficácia da gamificação na melhoria do desempenho e engajamento dos estudantes. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ciência da Computação | - |
| Publicador: dc.publisher | Ciência da Computação | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos no ensino de matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática recreativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Games in mathematics education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematical recreations | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
| Título: dc.title | Uso de gamificação no moodle em disciplinas de matemática no ensino superior | - |
| Título: dc.title | Use of gamification in Moodle for mathematics courses in higher education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: