Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Marlize Rubin | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3234-7562 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0333386140567227 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pezarico, Giovanna | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-5576-6685 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2031390761559720 | - |
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Edival Sebastião | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0826917150806263 | - |
Autor(es): dc.contributor | Dickmann, Ivo | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1472497660681364 | - |
Autor(es): dc.contributor | Massafera, Gisele Iopp | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5810841834088253 | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Marlize Rubin | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0333386140567227 | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Jaqueline Bernardi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:49:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:49:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34289 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1083881 | - |
Descrição: dc.description | This dissertation is situated in the field of Higher Education (HE), specifically in the research line of Education and Development of the Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) at the Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). The main objective was to analyze the trajectories and consolidation of HE in the Nursing area in the municipality of Pato Branco, Paraná, as well as to identify the sociogenesis resulting from the expansion and internalization of HE. It also sought to understand the relationship of regional health agencies with this context and factors related to the professionalism of graduate nurses. The dissertation was structured in five chapters based mainly on Aníbal Quijano, Boaventura de Sousa Santos, Catherine Walsh, Enrique Dussel, Walter Mignolo, and Hélgio Trindade. The research, with a qualitative approach, started from document analysis and interviews with interlocutors who had a direct relationship with the implementation of the Nursing course in the municipality. The analysis was conducted through a methodological matrix with markers of coloniality and decoloniality. The main results demonstrate a complex interaction between the markers that influence the educational and professional context of the area. Among the markers, the predominance of colonial economic structures in the educational configuration stands out, reflected in the emphasis on the globalized economy and the Eurocentric perspective of development, which marginalizes local knowledge. However, signs of decoloniality are identified in the internalization of higher education in health, in the valorization of training sensitive to social issues, and in the offer of evening courses to promote social inclusion and diversity. The resistance to theory in favor of practice in professional training and the utilitarian logic, which prioritizes the labor market to the detriment of a critical and emancipatory education, are challenges to be faced. Multiprofessional integration and interdisciplinarity emerge as important decolonial aspects for more collaborative action in the health field. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação está inserida no campo da Educação Superior (ES), especificamente na linha de pesquisa de Educação e Desenvolvimento do Programa de Pós- Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O objetivo principal foi analisar as trajetórias e a consolidação da ES na área de Enfermagem no município de Pato Branco, Paraná, bem como identificar a sociogênese a partir da expansão e interiorização da ES. Buscou também compreender a relação dos órgãos regionais de saúde com esse contexto e fatores ligados à profissionalidade de enfermeiras egressas. A dissertação foi estruturada em cinco capítulos com base principalmente em Aníbal Quijano, Boaventura de Sousa Santos, Catherine Walsh, Enrique Dussel, Walter Mignolo e Hélgio Trindade. A pesquisa, de abordagem qualitativa, partiu da análise documental e de entrevistas com interlocutoras que tiveram relação direta com a implementação do curso de Enfermagem no município. A análise foi realizada através de uma matriz metodológica com marcadores de colonialidade e decolonialidade. Os principais resultados demonstram uma complexa interação entre os marcadores que influenciam o contexto educacional e profissional da área. Entre os marcadores, destaca-se a predominância de estruturas econômicas coloniais na configuração educacional, refletida na ênfase na economia globalizada e na perspectiva eurocêntrica de desenvolvimento, que marginaliza saberes locais. No entanto, sinais de decolonialidade são identificados na interiorização da educação superior em saúde, na valorização de uma formação sensível às questões sociais e na oferta de cursos noturnos para promover a inclusão social e a diversidade. A resistência à teoria em favor da prática na formação profissional e a lógica utilitarista, que prioriza o mercado de trabalho em detrimento de uma educação crítica e emancipadora, são desafios a serem enfrentados. A integração multiprofissional e a interdisciplinaridade emergem como vertentes decoloniais importantes para uma atuação mais colaborativa no campo da saúde. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem - História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education, Higher | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nursing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nursing - History | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Trajetórias e consolidação do curso superior de enfermagem no município de Pato Branco - PR | - |
Título: dc.title | Trajectories and consolidation of the higher nursing course in the municipality of Pato Branco - PR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: