Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Wedig, Josiane Carine | - |
Autor(es): dc.contributor | Vargas, Thiago de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Kutz, Talita Slota | - |
Autor(es): dc.contributor | Ramos, João Daniel Dorneles | - |
Autor(es): dc.contributor | Vargas, Thiago de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Wedig, Josiane Carine | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Brendo Henrique da Silva Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:49:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:49:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27210 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1083855 | - |
Descrição: dc.description | In this course conclusion work we analyze how peasant son(es), who integrate collective organizations and social movements in Paraná, build experiences in agroecology, from the organization of the Agroecology Day. In this sense, we seek to analyze what understanding these members of collective organizations and social movements have about agroecology, verifying how they(s) define the Day, what is the motivation to participate, besides ascertaining how it has contributed to the claim of public policies focused on agroecology. The methodological path was based on qualitative research, in which participant observation, documentary analysis, and semi-structured interviews were used. With the analysis we seek to understand how the Day helps in the daily practices of family and peasant agriculture, through the stimulation of the production of healthy food. We also observe the role of social movements in the struggle for agrarian reform and food sovereignty. From these perceptive, we observed the importance of the event for the debate on public policies in the state, besides emphasizing the importance of young people and women in this process, showing how the Day is a place of affection, relations of reciprocity and exchange of knowledge. | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho de conclusão de curso analisamos como as(os) camponesas(es), que integram organizações coletivas e movimentos sociais no Paraná, constroem experiências em agroecologia, a partir da organização da Jornada de Agroecologia. Nesse sentido buscamos analisar qual compreensão essas(es) integrantes de organizações coletivas e movimentos sociais têm sobre a agroecologia, verificando como elas(es) definem a Jornada, qual a motivação para participarem, além de averiguar de que maneira ela tem contribuído para a reivindicação de políticas públicas voltadas para a agroecologia. O percurso metodológico se pautou em pesquisa de cunho qualitativa, na qual foram utilizados observação participante, análise documental, e entrevistas semiestruturadas. Com a análise buscamos compreender como a Jornada auxilia nas práticas cotidianas da agricultura familiar e camponesa, através do estímulo à produção de comida saudável. Também observamos o papel dos movimentos sociais na luta por uma reforma agrária e pela soberania alimentar. A partir destas perceptivas observamos a importância do evento para o debate referente a políticas públicas no estado, além de ressaltar a importância dos jovens e mulheres nesse processo, mostrando como a Jornada é um lugar de afeto, de relações de reciprocidade e de troca de conhecimentos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Agronomia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Camponeses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reforma agrária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social movements | - |
Palavras-chave: dc.subject | Peasants | - |
Palavras-chave: dc.subject | Land reform | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA | - |
Título: dc.title | Jornadas de agroecologia: práticas, saberes e organização coletiva camponesa | - |
Título: dc.title | Jornada de agroecologia: practices, knowledge and colletive peasant organization | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: