Uma investigação sobre desenvolvimento baseado em testes com aplicação de critérios de teste no ensino introdutório de programação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFabri, Jose Augusto-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1834856723867705-
Autor(es): dc.contributorSilva, Marco Aurelio Graciotto-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9383290036853173-
Autor(es): dc.contributorErario, Alexandre L-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7312882427932239-
Autor(es): dc.contributorEndo, Andre Takeshi-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4221336619791961-
Autor(es): dc.contributorFabri, Jose Augusto-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1834856723867705-
Autor(es): dc.creatorFeitosa, Yuri Rafael Grajefe-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T11:49:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T11:49:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-30-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-30-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31000-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1083817-
Descrição: dc.descriptionContext: This master’s thesis is a research on the use of software testing techniques applied in Computer education, more specifically, in introductory programming teaching, for this is purposed the use of TDD (Test-driven development) to help learning based on testing criteria. This method seeks to better structure the student’s logical reasoning in the first steps with programming, avoiding trial and error. Objective: The work consists of proposing a new method of approach to teaching introductory programming disciplines using test criteria. This new format consists of using test case in code development, the student must first develop the test cases and then develop the algorithm, in this sense, thinking better about solving the problem before developing the code. Method: For this research, programming exercises were applied to students in the classroom. The sample was divided into two groups, the first group used test-first, the second did not. The exercises were monitored and sent for analysis with the help of framework for unit testing in C. Results: There are indications of improvements in the quality of programs developed by students with the aid of test criteria. Conclusions: Considering the evidence from related work on teaching programming with software testing and the final result of the research, the use of test criteria contributes to a better development of computational problems.-
Descrição: dc.descriptionContexto: Esta dissertação de mestrado é uma pesquisa sobre o uso de técnicas de teste de software aplicadas na educação em Computação, mais especificamente, no ensino introdutório de programação. Para isso é proposto a utilização do TDD (Test-driven development) no auxílio da aprendizagem baseado em critérios de teste. Esse método busca estruturar melhor o raciocínio lógico do aluno nos primeiros passos com a programação, evitando a tentativa e erro. Objetivo: O trabalho consiste em propor um novo método de abordagem no ensino das disciplinas introdutórias de programação utilizando casos de teste. Esse novo formato consiste na utilização do test-first no desenvolvimento do código. O aluno deve primeiramente elaborar os casos de testes para depois desenvolver o algoritmo pensando melhor na resolução do problema antes de desenvolver o código. Método: Para esta pesquisa, foi realizado a aplicação de exercícios de programação para os alunos em sala de aula. A amostra foi dividida em dois grupos, o primeiro grupo utilizou o test-first, o segundo não. Os exercícios foram monitorados e enviados para analise com o auxilio de framework de teste de unidade em C. Resultados: Há indícios de melhorias na qualidade dos programas desenvolvidos pelos estudantes com o auxílio de critérios de teste. Conclusões: Considerando as evidencias de trabalhos relacionados quanto ao ensino de programação com teste de software e o resultado final da pesquisa, o uso de critérios de teste contribui para um melhor desenvolvimento de problemas computacionais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCornelio Procopio-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Informática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de software-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware - Testes-
Palavras-chave: dc.subjectProgramação (Computadores)-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware engineering-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware - Testes-
Palavras-chave: dc.subjectComputer programming-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO-
Palavras-chave: dc.subjectCiência da Computação-
Título: dc.titleUma investigação sobre desenvolvimento baseado em testes com aplicação de critérios de teste no ensino introdutório de programação-
Título: dc.titleAn investigation on the use of test-driven development with test criteria in introductory programming courses.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.