Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sano, Mari | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3822-917X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4848869483816504 | - |
Autor(es): dc.contributor | Kitani, Patrícia Massae | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-1557-6486 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3841002155823039 | - |
Autor(es): dc.contributor | Verdério, Adriano | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8259-6260 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7178008145146521 | - |
Autor(es): dc.contributor | Otero, Diego Mano | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-6366-5021 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2513783434591049 | - |
Autor(es): dc.contributor | Sano, Mari | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3822-917X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4848869483816504 | - |
Autor(es): dc.creator | Fonseca, Luciana da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:48:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:48:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32965 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1083713 | - |
Descrição: dc.description | The Fibonacci sequence is considered one of the most beautiful and perfect sequences in mathematics. Considering this fact, we present a study regarding the Fibonacci sequence and its occurrences. Initially, we elucidate a brief history of Fibonacci and its sequence. Right away we approach the definition of the Fibonacci, Lucas and Gibonacci sequences and, some of the identities that relate these sequences. We also exhibit several occurrences associated with these sequences, where some of them were developed using Geogebra software. Finally, we propose some activities that can be applied in elementary school where we seek to emphasize a distinguished approach using math games, problem solving, and information technology. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) | - |
Descrição: dc.description | A sequência de Fibonacci é uma das mais belas e perfeitas sequências existentes na Matemática. Considerando este fato apresentamos um estudo referente à sequência de Fibonacci e suas ocorrências. Inicialmente, elucidamos um breve histórico sobre Fibonacci e a sua sequência. Em seguida, abordamos a definição das sequências de Fibonacci, Lucas e Gibonacci e, algumas das identidades que relacionam estas sequências. Exibimos ainda várias ocorrências associadas a estas sequências, onde algumas delas foram apresentadas usando o software Geogebra. Para finalizar propomos algumas atividades que podem ser aplicadas na Educação Básica onde procuramos enfatizar uma abordagem diferenciada utilizando jogos matemáticos, resolução de problemas e tecnologia da informação. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequências (Matemática) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fibonacci, Números de | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lucas, Números de | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequences (Mathematics) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fibonacci numbers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lucas numbers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Título: dc.title | Desvendando as sequências de Fibonacci, Lucas e Gibonacci | - |
Título: dc.title | Unwrapping the Fibonacci, Lucas And Gibonacci sequences | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: