Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Marcelo Fernando de | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Marcelo Fernando de | - |
Autor(es): dc.contributor | Franz, Marcelo | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Maurini de | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Lauriana Marcondes Hübl | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:48:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:48:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25190 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1083711 | - |
Descrição: dc.description | No ano de 2012, com a implementação do Pacto Nacional para a Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), o Ministério da Educação distribuiu para as escolas públicas um novo acervo de obras, buscando incentivar a leitura e a formação de bons leitores. Partindo da observação dessas obras, a presente pesquisa busca analisar os livros que têm como tema a cultura africana e como o trabalho pedagógico é desenvolvido em sala de aula a partir desse material. Almejamos, com este trabalho, contribuir para as discussões sobre educação das relações étnico-raciais, mas também perceber como a literatura pode fazer parte do processo de reconhecimento identitário. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantojuvenil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negros - Identidade racial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Preconceitos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura - Brasil - Influências africanas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children's literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blacks - Race identity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prejudices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Culture - Brasil - African influences | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Título: dc.title | A presença da literatura africana no processo de alfabetização e letramento (Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa - PNAIC) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: