Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Romano, Cezar Augusto | - |
Autor(es): dc.creator | Neves, Suzana Andreassa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:48:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:48:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-04-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/949 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1083659 | - |
Descrição: dc.description | Linked to the quality and productivity issues are requirements of today's world with the construction. Construction processes need to demonstrate their efficiency significantly, dynamic and competence. In a survey conducted by CNI - National Confederation of Industry and the CBIC - Brazilian Chamber of Construction Industry, it was pointed out that the construction companies have difficulties in finding professionals with basic qualifications, such as masons and servants, for example. The low professional qualification in companies working accelerated favoring low productivity. The objective of this study is to analyze the perception of different actors of civil construction in the city of Curitiba - PR with the qualification, aimed at improving the quality and increasing productivity for the development of the building sector. Through literature review and analysis of information from each studied actor, represent the prospects and future vision for the construction industry in the design of each member, their partnerships, interactions and search for job training. The survey results suggest reflection on a new culture of community involvement to tailor the qualification to improve the quality and productivity in the construction sector. | - |
Descrição: dc.description | CAPES | - |
Descrição: dc.description | Questões vinculadas à qualidade e produtividade são exigências do mundo atual com a construção civil. Os processos construtivos precisam demonstrar de forma expressiva sua eficiência, dinâmica e competência. No levantamento realizado pela CNI - Confederação Nacional da Indústria e pela CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção, apontou-se que as empresas da construção civil têm dificuldades em encontrar profissionais com qualificação básica, tais como pedreiros e serventes, por exemplo. A deficitária qualificação profissional nas empresas que trabalham em ritmo acelerado acaba favorecendo a baixa produtividade. O objetivo deste estudo é analisar a percepção de diferentes atores da construção civil na cidade de Curitiba-PR com a qualificação profissional, visando à melhoria da qualidade e aumento da produtividade para o desenvolvimento do setor de edificações. Através de revisão bibliográfica e da análise de informações de cada ator estudado, retrata-se as perspectivas e visão futura para o setor da construção civil sob a concepção de cada membro, suas parcerias, interações e a busca pela capacitação profissional. Os resultados da pesquisa sugerem a reflexão sobre uma nova cultura de participação coletiva, para adequar a qualificação profissional a melhoria da qualidade e produtividade no setor da construção civil. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mão-de-obra - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualificações profissionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Construção civil - Controle de qualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produtividade do trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia civil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Manpower - Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vocational qualifications | - |
Palavras-chave: dc.subject | Building - Quality control | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perception | - |
Palavras-chave: dc.subject | Labor productivity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Civil engineering | - |
Título: dc.title | A qualificação da mão de obra para o aumento da produtividade em obras de construção civil: responsabilidades compartilhadas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: