
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Pryjma, Marielda Ferreira (org.) | - |
| Autor(es): dc.creator | Bridi, Jamile Cristina Ajub (org.) | - |
| Autor(es): dc.creator | Stremel, Silvana (org.) | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:48:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:48:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31707 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1083639 | - |
| Descrição: dc.description | Este livro é resultado de estudos e reflexões realizados por pesquisadores da área de Educação, que buscam entender a formação e o desenvolvimento profissional docente a partir do currículo. Se a colaboração e a comunicação são caminhos alternativos para repensar a prática e compartilhar as reflexões, a colaboração ocorrida entre os envolvidos nesta obra se destaca, uma vez que as discussões permitem ao leitor ampliar os olhares e as compreensões sobre a relação entre currículo, formação e desenvolvimento profissional do professor. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | EDUTFPR | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículos - Planejamento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículos - Avaliação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Curriculum planning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Curriculum evaluation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education and state | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR | - |
| Título: dc.title | Currículo e formação de professores: considerações sobre o desenvolvimento profissional | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: