
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bortoli, Marlene Magnoni | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bortoli, Marlene Magnoni | - |
| Autor(es): dc.contributor | Sandmann, André | - |
| Autor(es): dc.contributor | Berghauser, Neron Alipio Cortes | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, João Paulo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:48:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:48:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-25 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26786 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1083589 | - |
| Descrição: dc.description | The most common students found in special schools are students with intellectual disabilities, whose aspects in the teaching-learning process can be challenging for many teachers. Pedagogically speaking, it is well known that through motivation and innovation, music offers countless interdisciplinary works, which enrich the educational process. Scientific studies already prove relevant contributions of music to the human being, due to its artistic, aesthetic, cognitive and emotional applicability. Therefore, the main objective of this work is to investigate, through a bibliographic review, the benefits of music in the development of students with intellectual disabilities. | - |
| Descrição: dc.description | O alunado mais comum encontrado em escolas especiais, são estudantes com deficiência intelectual, cujos aspectos no processo ensino aprendizagem podem ser desafiadores para muitos professores. Pedagogicamente falando, é notório que através da motivação e da inovação, a música oferta inúmero trabalhos interdisciplinares, que enriquecem o processo educacional. Os estudos científicos já comprovam relevantes contribuições da música para o ser humano, pela sua aplicabilidade artística, estética, cognitiva e emocional. Portanto, o objetivo principal deste trabalho é investigar por meio de uma revisão bibliográfica, os benefícios da música no desenvolvimento de estudantes com deficiência intelectual. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Music in education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | A função didático-pedagógica da linguagem musical no desenvolvimento de estudantes com deficiência intelectual | - |
| Título: dc.title | The didactic-pedagogical function of the musical language in the development of students with intellectual disabilities | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: