Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Catelão, Evandro de Melo | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3006-5051 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6514720362657123 | - |
Autor(es): dc.contributor | Catelão, Evandro de Melo | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3006-5051 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6514720362657123 | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Mayara Arruda | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-5673-0780 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9004443440244914 | - |
Autor(es): dc.contributor | Nunes, Paula Ávila | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-9696-0625 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1160402607696538 | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Alessandra de Fátima Niz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:48:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:48:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34517 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1083582 | - |
Descrição: dc.description | The aim of this study is to discuss how the point of view is mobilized, highlighting the construction of meanings based on referencing processes between news and comments that refer to men’s and women’s soccer in a digital environment. Our starting point is the text/discourse approach of Paveau’s theory of native digital discourses (2021) and Adam’s textual discourse analysis (2011; 2019), especially with regard to the accountability of what is said and the point of view. We propose to discuss these notions together with the notion of assumption of responsibility, drawing on other theorists such as Rabatel (2009; 2013; 2015). In addition, we are interested in understanding how referencing is mobilized to aid argumentation and construct a point of view (Cavalcante, 2013; 2014; Custódio Filho and Brito, 2014). With regard to argumentation, we draw on studies by Amossy (2014; 2020). The corpus consists of web news produced and available online on the social network Instagram. Our analyses were based on three research questions: (i) are the referential processes used to mobilize a point of view viewed differently by the speakers/enunciators of the web news in the text groups on men’s and women’s soccer? (ii) how are the reoccurrences of these referents re(constructed) in the interactions that take place by the speakers/enunciators of the comments from the perspective of referencing? (iii) do the comments follow the same type of point of view as the web news? The results of the analysis show that the interlocutors in the comments do not follow the same path, even though they use referents that were proposed in the source text, however, they create a new meaning to these referents to show their point of view on the news. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo tem como principal objetivo discutir como se dá a mobilização do ponto de vista, destacando a construção de sentidos com base nos processos de referenciação entre notícias e comentários que se referem ao futebol feminino e masculino em ambiente digital. Tomamos como ponto de partida a abordagem do texto/discurso pela teoria dos discursos digitais nativos em Paveau (2021) e pela análise textual do discurso em Adam (2011; 2019), especialmente no que se refere à responsabilização do dizer e ao ponto de vista. Propomos discutir essas noções juntamente com a noção de assunção de responsabilidade, recorrendo a outros teóricos como Rabatel (2009; 2013; 2015). Além disso, temos como interesse compreender como a referenciação se mobiliza para ajudar na argumentatividade e construir o ponto de vista (Cavalcante, 2013; 2014; Custódio Filho e Brito, 2014). Sobre a argumentação, amparamos-nos nos estudos de Amossy (2014; 2020). O corpus é composto de webnotícias produzidas e disponíveis em ambiente on-line, na rede social instagram. Nossas análises partiram de três problemáticas de pesquisa: i) os processos referenciais utilizados como mobilizadores de ponto de vista são perspectivados de forma diferente pelos locutores/enunciadores das webnotícias nos grupos de texto sobre o futebol feminino e masculino? (ii) como as retomadas desses referentes são re(contruídos) nas interações que ocorrem pelos locutores/enunciadores dos comentários da perspectiva da referenciação? (iii) os comentários seguem pelo mesmo tipo de ponto de vista das webnotícias? Resultados das análises permitiram observar que os interlocutores nos comentários não seguem o mesmo caminho, mesmo empregando referentes que foram propostos no texto-fonte, entretanto, criaram um novo sentido a esses referentes para mostrar o seu ponto de vista sobre a notícia. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sentidos e sensações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ponto de vista (Literatura) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Referência (Linguística) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Futebol | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística - Textos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais on-line | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crítica textual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídia digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jornais eletrônicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Senses and sensation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Point of view (Literature) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reference (Linguistics) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Soccer | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguistics - Texts | - |
Palavras-chave: dc.subject | Online social networks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criticism, Textual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discourse analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital media | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electronic newspapers | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Título: dc.title | Uma análise textual discursiva em webnotícias e comentários sobre futebol | - |
Título: dc.title | A discursive textual analysis of web news and soccer commentaries | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: