Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Szmoski, Romeu Miqueias | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0968-7158 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5919669935159197 | - |
Autor(es): dc.contributor | Quadros, Celso Gonçalves de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-3431-5591 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5864436043954171 | - |
Autor(es): dc.contributor | Szmoski, Romeu Miqueias | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0968-7158 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5919669935159197 | - |
Autor(es): dc.contributor | Quadros, Celso Gonçalves de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-3431-5591 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5864436043954171 | - |
Autor(es): dc.contributor | Vicentini, Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8516-5300 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4759836031658968 | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira Junior, Hércules Alves de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1760-7621 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6668800910212964 | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Sandro Miguel Moreira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:48:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:48:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31669 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1083573 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produção técnica: Guia didático: Videoanálise aplicada no estudo da óptica/física com o uso do software Tracker | - |
Descrição: dc.description | Experimental classes in Physics teaching have always been essential to help in understanding the phenomena that are linked to the contents addressed in the classroom. Starting from concrete situations through experimentation, the teacher presents the student with the possibility of interacting with the object of study, linking problems to be addressed by the relationship between theory and practice. A very pertinent problem in Physics laboratories in most Brazilian teaching institutions is the shortage of equipment needed to carry out experiments, especially when it involves in-depth data analysis in the study of some phenomena. This is due to the high cost associated with some equipment that makes it possible to carry out experimental practices. In an attempt to get around this problem, professors and researchers in the field of education have proposed and developed a series of low-cost experimental apparatuses that allow at least a qualitative analysis of the phenomena involved. However, the educational scenario caused by the COVID-19 pandemic, in 2020 and 2021, made it difficult or impossible to carry out experimental activities in laboratories. All activities that took place in conventional teaching had to be adapted to remote teaching. This scenario, however, triggered changes in the educational scope that allowed teachers to improve their pedagogical practice and learn to know different learning tools that allow them to assist in the teaching/learning process both in face-to-face and remote mode. One of the changes is the use of new technologies, which are intended to enable an interaction between experimental practice and the content taught in Physics classes. This research presents the contribution of video analysis with the Tracker software in the study of Optics phenomena applied in experimental Physics classes, involving the study of diffraction, interference and polarization of electromagnetic waves. As a product of this master's degree, we developed instructional material to support the study of Optics/Physics concepts, approaching the potential of Tracker as a facilitating resource in the teaching/learning process. For data analysis, two questionnaires were elaborated, the first one, with the intention of evaluating the previous knowledge of the participants, and the second questionnaire to evaluate the contributions of the referred work after the application of the activities. As for the approach, this research presents a qualitative character and as for its nature, it is applied. | - |
Descrição: dc.description | As aulas experimentais no ensino de Física sempre foram fundamentais para auxiliar na compreensão dos fenômenos que estão ligados aos conteúdos abordados em sala de aula. Partindo de situações concretas através da experimentação, o professor apresenta ao aluno uma possibilidade de interagir com o objeto de estudo, vinculando problemas a serem abordados pela relação entre teoria e prática. Um problema bastante pertinente nos laboratórios de Física em grande parte das instituições de ensino brasileiras é a escassez dos equipamentos necessários para realização de experimentos, principalmente quando envolve análises de dados aprofundados no estudo de alguns fenômenos. Isso se dá, devido ao alto custo associado de alguns equipamentos que possibilitam a realização das práticas experimentais. Em uma tentativa para contornar este problema, professores e pesquisadores da área de ensino têm proposto e desenvolvido uma série de aparatos experimentais de baixo custo que possibilitam aos menos uma análise qualitativa dos fenômenos envolvidos. No entanto, o cenário educacional provocado pela pandemia do COVID-19, nos anos de 2020 e 2021, dificultou ou impossibilitou a realização de atividades experimentais nos laboratórios. Todas as atividades que aconteciam no ensino convencional tiverem que ser adaptadas ao ensino remoto. Esse cenário, porém, desencadeou mudanças no âmbito educacional que proporcionaram ao professor aperfeiçoar sua prática pedagógica e aprender a conhecer diferentes ferramentas de aprendizagem que permitam auxiliar no processo de ensino/aprendizagem tanto na modalidade presencial quanto na remota. Uma das mudanças é a utilização das novas tecnologias, as quais tem o intuito de possibilitar uma interação entre a prática experimental e o conteúdo ensinado nas aulas de Física. Essa pesquisa apresenta a contribuição de videoanálises com o software Tracker no estudo dos fenômenos da Óptica aplicado em aulas experimentais de Física, envolvendo o estudo da difração, interferência e polarização de ondas eletromagnéticas. Como produto desse mestrado, foi desenvolvido um material instrucional para auxiliar como suporte no estudo de conceitos da Óptica/Física abordando as potencialidades do Tracker como recurso facilitador no processo de ensino/aprendizagem. Para a análise dos dados, foram elaborados dois questionários, o primeiro, com intuito de avaliar o conhecimento prévio dos participantes, e o segundo questionário para avaliar as contribuições do referido trabalho após a aplicação das atividades. Quanto à abordagem, essa pesquisa apresenta caráter qualitativo e quanto sua natureza, é aplicada. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Óptica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vídeos experimentais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Optics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimental videos | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | As potencialidades do software Tracker no estudo da óptica física: videoanálises aplicadas em práticas experimentais | - |
Título: dc.title | The Tracker software potentialities in the study of physical optics: video analysis applied in experimental practices | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: