Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Passoni, Taisa Pinetti | - |
Autor(es): dc.contributor | Passoni, Taísa Pinetti | - |
Autor(es): dc.contributor | Engelbert, Ana Paula Petriu Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Dagios, Marcele Garbin | - |
Autor(es): dc.creator | Watthier, Marina Koltz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:48:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:48:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35600 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1083561 | - |
Descrição: dc.description | Current knowledge about bilingualism comes from different fields of knowledge. As it is a relatively new research topic, there are different approaches to understanding the bilingual individual and their particularities. The present work seeks to provide an overview of the subject in contemporary times and gather, through a systematic bibliographic review, recent research (2018-2022) on bilingualism and the contributions of diverse areas of knowledge to the study of the topic. From the search term "bilingual children language development" on the Capes Journal Portal, refinements were made so that presented analysis focus on 30 publications, all in English. Therefore, the research synthesizes these studies in a discussion that allows to identify the main research trends that improve current knowledge in the field of education and formation of bilingual contexts. The analyzes highlight psycholinguistics, psychology, education, phonoaudiology and neurology as main areas of knowledge that publish on the subject and the recurrent themes identified in these research are language disorders, autism spectrum disorder and the influence that cultural and demographic aspects exert on bilingualism, concluding that bilingualism is a comprehensive research area that brings contributions from different fields of knowledge with different perspectives and directions. | - |
Descrição: dc.description | Os conhecimentos atuais acerca do bilinguismo têm origem em diferentes campos do saber. Por ser uma temática de pesquisa relativamente nova no Brasil, diferentes são as abordagens para entender o indivíduo bilíngue e suas particularidades. O presente trabalho busca trazer um panorama geral sobre o assunto na contemporaneidade e reunir, por meio de um levantamento bibliográfico sistematizado, pesquisas recentes (2018-2022) sobre o bilinguismo e as contribuições de diversificadas áreas do conhecimento para o estudo do tema. A partir do termo de busca <bilingual children language development" no Portal de Periódicos da Capes foram realizados refinamentos de modo que as análises aqui apresentadas enfocam 30 publicações, todas em língua inglesa. Assim sendo, a pesquisa sintetiza esses estudos em uma discussão que permite identificar as principais tendências de pesquisa que aprimoram os conhecimentos vigentes no campo da educação e formação de contextos bilíngues. As análises destacam a psicolinguística, a psicologia, a educação, a fonoaudiologia e a neurologia como principais áreas do conhecimento que publicam sobre o assunto e as temáticas recorrentes identificadas nessas pesquisas são os distúrbios de linguagem, o transtorno do espectro autista e a influência que aspectos culturais e demográficos exercem sobre o bilinguismo, concluindo que, o bilinguismo é uma área de pesquisa abrangente que traz contribuições de diversos campos do conhecimento com diferentes perspectivas e direcionamentos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Letras | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bilinguismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bilingüismo em crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aquisição da segunda língua | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bilingualism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bilinguism in children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Second language acquisition | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Estudos sobre bilinguismo: uma revisão bibliográfica sistematizada | - |
Título: dc.title | Studies on bilingualism: a systematic literature review | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: