A influência da pseudociência na compreensão científica em plataformas sociais: uma análise comparativa entre design inteligente e teoria da evolução

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNeves, Jacqueline Peixoto-
Autor(es): dc.contributorMachado, Elaine Ferreira-
Autor(es): dc.contributorAffonso, Igor de Paiva-
Autor(es): dc.contributorNascimento, Viviane Demetrio do-
Autor(es): dc.contributorMachado, Elaine Ferreira-
Autor(es): dc.contributorNeves, Jacqueline Peixoto-
Autor(es): dc.creatorSkeika, Kamila-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T11:48:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T11:48:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-02-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-02-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37021-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1083556-
Descrição: dc.descriptionThe denial of concepts that are scientifically proven and supported has become increasingly common in recent years, as can be seen in the denial of the Theory of Evolution and the creation of pseudosciences that attempt to refute it. Although the Theory of Evolution is one of the pillars of Biological Sciences, its veracity is still questioned or, when acknowledged, is often misunderstood by the general population. ccording to a previous survey conducted in the National Common Curricular Base (BNCC) and in the Paraná Curricular Reference, content on evolution is recommended for elementary and high school students. However, social media contributes to the dissemination of pseudoscientific information, such as intelligent design. This study analyzed how this pseudoscience is emphasized, specifically on YouTube, and then proposed actions on social media that counter this idea. As a result, videos that present denial of evolutionary theory, propagating intelligent design, were mapped. In the videos analyzed, it was possible to see that the topic of evolution faces barriers, mainly due to the dissemination of pseudosciences that spread false information. The lack of scientific literacy favors this propagation, combined with the widespread dissemination of these ideas on social media. These strategies use persuasive characteristics, such as appeals to authority, oversimplification of arguments and encouragement of doubt in an attempt to invalidate the Theory of Evolution. In view of this reality, a sequence of three interactive videos was developed with the aim of combating the lack of scientifically based content. These videos were made available on YouTube with the intention of promoting informed actions, contributing to the understanding of the topic of evolution and encouraging reflection on the influence of pseudoscience.-
Descrição: dc.descriptionA negação de conceitos fundamentados e comprovados pela ciência tem se tornado cada vez mais comum nos últimos anos, o que pode ser exemplificado pelo negacionismo em relação à Teoria da Evolução e pela criação de pseudociências que tentam refutá-la. Embora a Teoria da Evolução seja um dos pilares das Ciências Biológicas, ela ainda é alvo de questionamentos sobre sua veracidade ou, quando reconhecida, é frequentemente compreendida de forma equivocada pela população em geral. Segundo um levantamento prévio na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Referencial Curricular do Paraná, os conteúdos sobre Evolução são recomendados para os estudantes do ensino fundamental e médio. No entanto, as redes sociais contribuem para a disseminação de informações pseudocientíficas, como o design inteligente. Este trabalho analisou como essa pseudociência é enfatizada, no YouTube e Tiktok, para, em seguida, propor ações em redes sociais que se contraponham a essa ideia. Como resultado, foram mapeados vídeos que apresentam negacionismo em relação à Teoria da Evolução, propagando o design inteligente. Nos vídeos analisados, foi possível perceber que a temática da Evolução enfrenta barreiras, principalmente devido à disseminação de pseudociências que propagam informações inverídicas. A falta de letramento científico favorece essa propagação, aliada à ampla divulgação dessas ideias nas redes sociais. Essas estratégias utilizam características persuasivas, como o apelo à autoridade, a simplificação excessiva de argumentos e o incentivo à dúvida para tentar invalidar a Teoria da Evolução. Diante dessa realidade, foi desenvolvida uma sequência de três vídeos interativos com o objetivo de combater a escassez de conteúdo com base científica. Esses vídeos foram disponibilizados no YouTube com a intenção de promover ações informadas, contribuir para a compreensão da temática da Evolução e incentivar a reflexão sobre a influência da pseudociência.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Ensino-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Ciências Biológicas-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectPseudociência-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais-
Palavras-chave: dc.subjectNegacionismo-
Palavras-chave: dc.subjectEvolução (Biologia)-
Palavras-chave: dc.subjectDesígnio inteligente (Teleologia)-
Palavras-chave: dc.subjectPseudoscience-
Palavras-chave: dc.subjectSocial networks-
Palavras-chave: dc.subjectDenialism-
Palavras-chave: dc.subjectEvolution (Biology)-
Palavras-chave: dc.subjectIntelligent design (Teleology)-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS-
Título: dc.titleA influência da pseudociência na compreensão científica em plataformas sociais: uma análise comparativa entre design inteligente e teoria da evolução-
Título: dc.titleThe influence of pseudoscience on scientific understanding on social media platforms: a comparative analysis between intelligent design and the theory of evolution-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.