
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Buiar, Denise Rauta | - |
| Autor(es): dc.contributor | Buiar, Denise Rauta | - |
| Autor(es): dc.contributor | Miziara, Alexandre Jorge | - |
| Autor(es): dc.contributor | Miziara, Alexandre Jorge | - |
| Autor(es): dc.creator | Baliscki, Luiz Pedro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:48:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:48:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-05-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19481 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1083554 | - |
| Descrição: dc.description | The Information and Communication Technologies (ICTs) have become a necessary modernizing tool for public administration. Its use has improved the efficiency and quality in the provision of public services, ensuring greater transparency and clarity of data. Given this reality, the present work has the objective to identify the impacts caused by the process of change generated by the use of ICT in Public Administration. A case study in the Supervision section of the Regional Department of Revenue of Maringa was done, comparing the fulfillment before and after the introduction of the new technologies. The study points out the difficulties found in using these technologies and the advantages derived from its use: modification of procedures and work routines, presentation of more accurate and timely results. From the data analysis, it was found the interviewees’ individual needs in IT preparatory courses. This information is extremely important for future works in the introduction of ICTs in various spheres of Public Administration. | - |
| Descrição: dc.description | As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) tornaram-se uma necessária ferramenta de modernização para a administração pública. Seu uso vem melhorando a eficiência e a qualidade na prestação de serviços públicos, garantindo maior transparência e clareza dos dados. Diante dessa realidade, o presente trabalho tem por objetivo geral identificar quais os impactos causados pelo processo de mudança gerado pelo uso da TIC na Administração Pública. Fez-se um estudo de caso no setor de Fiscalização da Delegacia Regional da Receita de Maringá, comparando a realidade antes e depois da implantação das novas tecnologias. O estudo aponta as dificuldades encontradas para uso dessas tecnologias e as vantagens advindas de sua utilização: modificação de procedimentos e rotinas de trabalho, apresentação de resultados mais precisos e céleres. Da análise dos dados, constatou-se a necessidade individual dos entrevistados em cursos preparatórios na área de TI. Essas informações são de extrema importância em trabalhos futuros para a implantação de TICs nas várias esferas da Administração Pública. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Administração pública | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento organizacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação na tecnologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Public administration | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Organizational change | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Communication of technical information | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | - |
| Título: dc.title | Uso da tecnologia da informação e comunicação – TIC - pela administração pública: o caso da inspetoria de fiscalização da delegacia regional da receita estadual de Maringá | - |
| Título: dc.title | Use of information and communication technology - ICT – by public administration: the supervision inspectorate case of the regional department of the state revenue of Maringá | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: