Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Mario José Van Thienen da | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Mario José Van Thienen da | - |
Autor(es): dc.contributor | Blonski, Maria Sélia | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Luis Gustavo Vieira | - |
Autor(es): dc.creator | Freitas, Anderson Silva de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:48:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:48:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36784 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1083541 | - |
Descrição: dc.description | Science teaching that understands experimental activities as drivers of doing and learning scientific promotes meaningful learning. Therefore, the research has as a general objective, to explain the relevance of experimental activities as a regular component in the pedagogical practice aimed at science teaching. Specifically, it aimed to understand the theoretical-experimental approach as a didactic strategy for science teaching; elucidate the scientific awakening that possibly occurs in students who experience experimental activities and establish methodological reflections for science teaching based on practical experience. The methodology consists of research with a qualitative approach and bibliographic type, constituting a monograph. It can be concluded that experimental activities represent great relevance for the learning of science teaching, giving them meaning, making it interesting and effective, allowing students to establish relationships between science content and their practical life, as well as, scientific thinking and doing. | - |
Descrição: dc.description | O ensino de ciências que compreende as atividades experimentais como impulsionadoras do fazer e aprender cientifico promovem uma aprendizagem significativa. Logo, a pesquisa apresenta como objetivo geral, explanar sobre a relevância das atividades experimentais como componente regular no fazer pedagógico voltado ao ensino de ciências. De forma específica objetivou, compreender a abordagem teórico-experimental como estratégia didática para o ensino de ciências; elucidar o despertamento científico que possivelmente ocorre nos educandos que vivenciam as atividades experimentais e estabelecer reflexões metodológicas para o ensino de ciências com base na experiencia prática. A metodologia consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa e tipo bibliográfica, constituindo-se em uma monografia. Pode-se concluir que as atividades experimentais representam grande relevância para a aprendizagem do ensino de ciência dando-lhes sentido, tornando-a interessante e efetiva, possibilitando que os educandos estabeleçam relações entre os conteúdos de ciência e a sua vida prática, bem como, o pensar e fazer científico. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Métodos experimentais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento e aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Experimental methods | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge and learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | Experenciar para aprender: relevância das atividades experimentais para o ensino de ciências | - |
Título: dc.title | Experience to learn: relevance of experimental activities for science teaching | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: