Análise de escoamento externo da asa dianteira de um carro de fórmula SAE® utilizando DFC

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Autor(es): dc.contributorSalvo, Ricardo de Vasconcelos-
Autor(es): dc.contributorSalvo, Ricardo de Vasconcelos-
Autor(es): dc.contributorLombardi Neto, Amadeu-
Autor(es): dc.contributorLima, Rafael Sene de-
Autor(es): dc.creatorTrioschi, Gabriel Crusciol-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T11:48:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T11:48:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-12-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36075-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1083517-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to analyze the airflow around the Mercury car, developed at the Federal University of Technology – Paraná (UTFPR) for the Formula SAE® competition. Using software tools such as SolidWorks®, Ansys SpaceClaim, Ansys Fluent® and CFD-POST, the study seeks to improve and present an initial configuration for the vehicle's front wing, with an emphasis on optimizing the relationship between the Drag Coefficient and the lift Coefficient and use of a single or double profile. The results are a validation of the greater generation of downforce force for profiles with two airfoils compared with single profile.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo tem como objetivo principal analisar o escoamento de ar ao redor da asa dianteira do carro do projeto Mercury, desenvolvido na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) para a competição Fórmula SAE®. Com o auxílio dos softwares SolidWorks®, Ansys SpaceClaim, Ansys Fluent® e CFD-POST, o estudo busca melhorar e apresentar uma configuração inicial para a asa dianteira do veículo, com ênfase na otimização da relação entre o Coeficiente de Arrasto e o Coeficiente de Sustentação e na utilização de perfil único ou duplo. Tendo como resultados uma validação da maior geração de força de downfoce para perfis com dois aerofólios ao comparado com o perfil único.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsAttribution 4.0 International-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectCarros de corrida-
Palavras-chave: dc.subjectArrasto (Aerodinâmica)-
Palavras-chave: dc.subjectAerofólios-
Palavras-chave: dc.subjectAutomobiles, Racing-
Palavras-chave: dc.subjectDrag (Aerodynamics)-
Palavras-chave: dc.subjectAerofoils-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA-
Título: dc.titleAnálise de escoamento externo da asa dianteira de um carro de fórmula SAE® utilizando DFC-
Título: dc.titleExternal flow analysis of Formula SAE® car front wing using CFD-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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