Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vestena, Mauro | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Rafaéla Candido Oliveira da | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Rafaela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:48:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:48:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14815 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1083512 | - |
Descrição: dc.description | Chemistry is an experimental science, is therefore very difficult to learn it without carrying out practical activities. The teaching of chemistry, which focuses on scientific concepts, not including, real life situations linking the content studied the daily lives of students can make the subject uninteresting to them. Therefore, the experimental activity in the teaching of chemistry, is confirmed as an important educational tool, suitable to arouse the interest of students to the issues posed by the teacher and expand the capacity for learning, like the experimental activity is an essential part for teaching chemistry. Knowing the importance of these activities were carried out research with chemistry teachers from high school in the city of Dois Vizinhos, to make a reality of the study of chemistry classes in state schools in this city, and raise the main problems encountered by teachers in making practical classes, and the frequency with which they are made. From this study, one can observe that the state colleges of the city teachers do not all experimental classes frequently and that the lack of lab is not a difficulty. It was observed that the main reason that the difficulty in conducting practical classes is the lack of time during the school year. | - |
Descrição: dc.description | A química é uma ciência experimental, fica por isso muito difícil aprende-la sem a realização de atividades práticas. O ensino da química, centrado nos conceitos científicos, sem incluir, situações reais, que associam o conteúdo estudado ao cotidiano dos alunos pode tornar a disciplina desinteressante para os mesmos. Nesse sentido, a atividade experimental no ensino da química, é confirmada como uma importante ferramenta pedagógica, apropriada para despertar o interesse dos alunos para os temas propostos pelos professores e ampliar a capacidade para o aprendizado, ou seja, a atividade experimental é uma parte essencial para o ensino de química. Conhecendo a importância dessas atividades, foram realizadas pesquisas com professores de química do ensino médio na cidade de Dois Vizinhos, para se fazer um estudo da realidade das aulas de química nas escolas estaduais desse município, e levantar os principais problemas encontrados pelos docentes na realização de aulas práticas, bem como a frequência com que são realizadas. A partir desse estudo, pode-se observar que nos colégios estaduais do município nem todos os professores realizam aulas experimentais com frequência e que a falta de laboratório não é um problema encontrado. Observou-se que o principal motivo que da dificuldade na realização de aulas práticas é a falta de tempo durante o período letivo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química (Ensino médio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry (High school) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura em Química | - |
Título: dc.title | Importância e problemática da utilização de aulas experimentais de química no ensino médio no município de Dois Vizinhos - Paraná | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: