Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Albonico, Michel | - |
Autor(es): dc.contributor | Albonico, Michel | - |
Autor(es): dc.contributor | Rohling, Adair José | - |
Autor(es): dc.contributor | Varela, Paulo Júnior | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Wellton Costa de | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Juliano Soares dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:48:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:48:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35131 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1083510 | - |
Descrição: dc.description | The article presents the development of an online platform for teaching electronics applied to robotics projects with Arduino, in order to meet the need identified during workshops given to elementary school students. The justification is based on the lack of suitable educational materials for teaching electronics using the Arduino platform, highlighting the importance of specific teaching resources to facilitate learning. The overall aim of the work is to create an online platform that integrates educational materials and a structured didactic sequence, providing an accessible environment for teaching electronics and Arduino. The methodology adopted includes a literature review on electronics and Arduino, a search for supplementary online materials, the development of a 15-hour didactic sequence, and the creation of a virtual repository to store the didactic materials. The expected results include producing a consolidated educational tool using the Tinkercad circuit simulator, which allows students to practice without the need for physical components. The conclusion points to the platform's potential for widespread use by elementary school teachers, highlighting its significant contribution to digital literacy and pedagogical practice with digital technologies. | - |
Descrição: dc.description | O artigo apresenta o desenvolvimento de uma plataforma online para o ensino de eletrônica aplicada a projetos de robótica com Arduino, visando atender à necessidade identificada durante oficinas ministradas a alunos do ensino fundamental II. A justificativa baseia-se na carência de materiais educacionais adequados para o ensino de eletrônica utilizando a plataforma Arduino, destacando a importância de recursos didáticos específicos para facilitar o aprendizado. O objetivo geral do trabalho é criar uma plataforma online que integre materiais, educativos e uma sequência didática estruturada, proporcionando um ambiente acessível para o ensino de eletrônica e Arduino. A metodologia adotada inclui a revisão de literatura sobre eletrônica e Arduino, pesquisa de materiais suplementares online, desenvolvimento de uma sequência didática com carga horária de 15 horas, e a criação de um repositório virtual para armazenar os materiais didáticos. Os resultados esperados incluem produzir uma ferramenta educacional consolidada, utilizando o simulador de circuitos Tinkercad, que permite aos alunos praticarem sem necessidade de componentes físicos. A conclusão aponta para o potencial de ampla utilização da plataforma por professores do ensino fundamental, destacando a contribuição significativa para a alfabetização digital e a prática pedagógica com tecnologias digitais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Francisco Beltrao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Informática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arduino (Controlador programável) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eletrônica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arduino (Programmable controller) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electronics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fundamental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | - |
Título: dc.title | Uma plataforma online para o ensino de introdução à eletrônica voltada a projetos de robótica com arduino | - |
Título: dc.title | An online platform for teaching introduction to electronics for robotics projects with arduino | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: