Dimensionamento de freio com válvula proporcionalizadora de pressão de um protótipo Baja SAE

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNakayama, Ruy Somei-
Autor(es): dc.contributorNakayama, Ruy Somei-
Autor(es): dc.contributorGuérios, Maro Roger-
Autor(es): dc.contributorSalamon, Celso-
Autor(es): dc.creatorMorgem, Charles-
Autor(es): dc.creatorSilva, Miguel Ferracioli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T11:48:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T11:48:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35235-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1083502-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this work focuses on an analysis of the braking behavior of an SAE Baja prototype when a proportioning valve is implemented in its system. In its development, experimental calculations and validations will be used, it also shown the options available to build a brake system, as well as the function of each component. In spite of obtaining more accurate results, tests were programmed on the vehicle and benches. The necessary equations for sizing a brake and discovering an ideal proportioning valve configuration are written throughout this work. After all the calculus and tests, a comparison will be made between the systems with and without a proportioning valve to see its advantages and disadvantages.-
Descrição: dc.descriptionA proposta desse trabalho tem como foco a análise do comportamento da frenagem de um protótipo do tipo baja SAE ao ser implementada uma válvula proporcionalizadora no seu sistema. Em seu desenvolvimento foram utilizados cálculos e validações experimentais, também foram descritas as opções disponíveis para construir um sistema de freio, bem como o funcionamento de cada componente. Com o intuito de obter resultados mais precisos, foram programados testes no veículo e em bancadas. São apresentadas as equações necessárias para dimensionar um freio e descobrir uma configuração ideal da válvula proporcionalizadora ao longo desse trabalho. Após todos os cálculos e testes, foi feita uma comparação entre os sistemas com e sem a válvula proporcionalizadora para ver suas vantagens e desvantagens.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectFreios-
Palavras-chave: dc.subjectVálvulas-
Palavras-chave: dc.subjectAutomóveis - Projetos e construção-
Palavras-chave: dc.subjectAtrito-
Palavras-chave: dc.subjectBrakes-
Palavras-chave: dc.subjectValves-
Palavras-chave: dc.subjectAutomobiles - Design and construction-
Palavras-chave: dc.subjectFriction-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA-
Título: dc.titleDimensionamento de freio com válvula proporcionalizadora de pressão de um protótipo Baja SAE-
Título: dc.titleBrake sizing with proportioning pressure valve of a Baja SAE prototype-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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