Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Martins, Alisson Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Alisson Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor | Sutil, Noemi | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, Rubens Eduardo Garcia | - |
Autor(es): dc.creator | Marostica, Daniel Alberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:48:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:48:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26415 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1083460 | - |
Descrição: dc.description | Popular science is an important asset to connect scientific knowledge and society. It has been, for centuries, responsible for the informal popularisation of knowledge to all classes with access to either physical or digital media. This work aims to find correlations between science popularisation and the choice for undergraduate Physics degrees, in order to quantitatively support investment directly in popular science or in related research. A questionnaire was delivered through the institutional e-mail of students of undergraduate courses in Physics at public universities in the city of Curitiba, Brazil. Correlations between the data were sought through statistical techniques such as data mining; further comments from students were used as basis for the analysis of the results. We find that scientific dissemination is more determinant in the choice of Physics degrees by older respondents. There is probably a strong influence of Astronomy, frequent reading and family members that culminates in this career choice. | - |
Descrição: dc.description | A divulgação científica é uma importante ferramenta de conexão da ciência com a sociedade, há séculos responsável pela popularização informal do conhecimento a todas as classes com acesso a mídias físicas ou digitais. Este trabalho busca encontrar relações entre a divulgação científica e a escolha pelo curso de Física, a fim de sugerir a importância do investimento diretamente na prática ou em pesquisas sobre o tema. Foi veiculado, através de e-mail institucional, um questionário para alunos dos cursos de graduação em Física de universidades públicas da cidade de Curitiba–PR. Foram exploradas relações entre os dados através de técnicas estatísticas como data mining, e comentários extras dos respondentes utilizados como base para análise dos resultados. Sugerimos que a divulgação científica pode ser mais determinante na escolha do curso de Física por parte dos respondentes com mais idade. Há provável forte influência da Astronomia, da leitura e de familiares no contato com a divulgação científica que culmina na escolha pelo curso de Física. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Física | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Pesquisa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Astronomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Notícias científicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics - Research | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Astronomy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science news | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | - |
Título: dc.title | A relevância da divulgação científica na opção por cursos superiores de Física | - |
Título: dc.title | The relevance of science dissemination on the choice of undergraduate degrees in Physics | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: