Ludicidade no ensino de inglês para crianças: uma análise da série didática aprende Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDagios, Marcele Garbin-
Autor(es): dc.contributorDagios, Marcele Garbin-
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Lovania Roehrig-
Autor(es): dc.contributorPalavicini, Jonathan Luiz-
Autor(es): dc.creatorMarx, Rafaella Zeni-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T11:47:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T11:47:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-24-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-24-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36203-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1083376-
Descrição: dc.descriptionThis study analyzes playfulness with a focus on orality in teaching English to young learners, based on the series of textbooks Aprende Brasil, acquired by the municipality of Pato Branco in 2021. The study's relevance is highlighted by the fact that Language and Literature teachers are frequently hired to teach young learners, even though the course does not specifically prepare them for this area. Additionally, the study examines how the material presents playful activities for developing oral skills from Vygotsky's socio-interactionist perspective and guiding documents such as BNCC. This study aims to describe and analyze the content of textbooks for the 1st volume of the 1st and 2nd years concerning the use of playful activities for teaching and practicing English orality. The specific objectives are: to investigate how the teacher's book provides guidance; to verify if the proposed activities encompass the linguistic knowledge presented in the book units; to identify which playful aspect is contemplated in the activity and to reflect on the activities focused on orality. To achieve these objectives, a qualitative research was conducted through documentary analysis of the textbooks, using official education documents, theoretical references on teaching materials, and orality and playfulness in teaching English as guiding frameworks. The results revealed that the teaching material includes playful activities and aspects with a strong focus on the practice of English orality in the early years, in addition to clear methodological guidelines, specifying objectives, materials to be used, step-by-step instructions, and suggestions for additional activities. Moreover, it contains an integrated curriculum map, specifying prioritized content, axes, thematic units, and skills to be covered. In light of the results, it can be concluded that the material fulfills its own objectives and effectively practices oral skills through playful activities.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta um estudo sobre a ludicidade com enfoque na oralidade no ensino de inglês para crianças de anos iniciais, a partir da análise da série de livros didáticos Aprende Brasil, adquiridos pelo município de Pato Branco em 2021. Destaca-se como relevância do estudo o fato de que licenciados em Letras são contratados para ministrar aulas para esta etapa com frequência, mesmo que o curso não forme profissionais para atuar especificamente na área. Além disso, o trabalho analisa a forma como material apresenta atividades lúdicas para o desenvolvimento da habilidade oral a partir da perspectiva sociointeracionista de Vygotsky e de documentos norteadores como a BNCC. O objetivo deste estudo é descrever e analisar o conteúdo do volume 1 dos livros do 1º e 2º anos no que diz respeito ao uso de atividades lúdicas para o ensino e prática oral da língua inglesa, tendo como objetivos específicos: averiguar como ocorrem as orientações no livro do professor; verificar se as atividades propostas englobam os conhecimentos linguísticos apresentados na unidade do livro em que se encontra; identificar qual aspecto lúdico é contemplado na atividade e de refletir sobre as atividades voltadas ao eixo da oralidade. Para alcançar estes objetivos, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de análise documental dos livros didáticos, utilizando como norteadores os documentos oficiais da educação, referenciais teóricos perante materiais didáticos e a oralidade e ludicidade no ensino da língua inglesa. Os resultados revelaram que o material didático conta com a presença de atividades e aspectos lúdicos e grande foco na prática oral da língua inglesa nos anos iniciais, além de ter orientações metodológicas claras, com especificação de objetivos, materiais a serem utilizados, passo a passo e sugestão de atividades extras, com o adicional de conter um mapa curricular integrado, com especificação de conteúdos privilegiados, eixo, unidades temáticas e habilidades a serem contempladas. Diante dos resultados, pôde-se concluir que o material cumpre seus próprios objetivos e pratica de forma satisfatória o eixo da oralidade através de atividades lúdicas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Letras-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Letras-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades criativas na sala de aula-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento e aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectOralidade na literatura-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectCreative activities and seat work-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge and learning-
Palavras-chave: dc.subjectOrality in literature-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleLudicidade no ensino de inglês para crianças: uma análise da série didática aprende Brasil-
Título: dc.titlePlayfulness in english teaching for children: an analysis of the didactic series aprende Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.