Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dagios, Marcele Garbin | - |
Autor(es): dc.contributor | Dagios, Marcele Garbin | - |
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Lovania Roehrig | - |
Autor(es): dc.contributor | Palavicini, Jonathan Luiz | - |
Autor(es): dc.creator | Marx, Rafaella Zeni | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:47:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:47:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36203 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1083376 | - |
Descrição: dc.description | This study analyzes playfulness with a focus on orality in teaching English to young learners, based on the series of textbooks Aprende Brasil, acquired by the municipality of Pato Branco in 2021. The study's relevance is highlighted by the fact that Language and Literature teachers are frequently hired to teach young learners, even though the course does not specifically prepare them for this area. Additionally, the study examines how the material presents playful activities for developing oral skills from Vygotsky's socio-interactionist perspective and guiding documents such as BNCC. This study aims to describe and analyze the content of textbooks for the 1st volume of the 1st and 2nd years concerning the use of playful activities for teaching and practicing English orality. The specific objectives are: to investigate how the teacher's book provides guidance; to verify if the proposed activities encompass the linguistic knowledge presented in the book units; to identify which playful aspect is contemplated in the activity and to reflect on the activities focused on orality. To achieve these objectives, a qualitative research was conducted through documentary analysis of the textbooks, using official education documents, theoretical references on teaching materials, and orality and playfulness in teaching English as guiding frameworks. The results revealed that the teaching material includes playful activities and aspects with a strong focus on the practice of English orality in the early years, in addition to clear methodological guidelines, specifying objectives, materials to be used, step-by-step instructions, and suggestions for additional activities. Moreover, it contains an integrated curriculum map, specifying prioritized content, axes, thematic units, and skills to be covered. In light of the results, it can be concluded that the material fulfills its own objectives and effectively practices oral skills through playful activities. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta um estudo sobre a ludicidade com enfoque na oralidade no ensino de inglês para crianças de anos iniciais, a partir da análise da série de livros didáticos Aprende Brasil, adquiridos pelo município de Pato Branco em 2021. Destaca-se como relevância do estudo o fato de que licenciados em Letras são contratados para ministrar aulas para esta etapa com frequência, mesmo que o curso não forme profissionais para atuar especificamente na área. Além disso, o trabalho analisa a forma como material apresenta atividades lúdicas para o desenvolvimento da habilidade oral a partir da perspectiva sociointeracionista de Vygotsky e de documentos norteadores como a BNCC. O objetivo deste estudo é descrever e analisar o conteúdo do volume 1 dos livros do 1º e 2º anos no que diz respeito ao uso de atividades lúdicas para o ensino e prática oral da língua inglesa, tendo como objetivos específicos: averiguar como ocorrem as orientações no livro do professor; verificar se as atividades propostas englobam os conhecimentos linguísticos apresentados na unidade do livro em que se encontra; identificar qual aspecto lúdico é contemplado na atividade e de refletir sobre as atividades voltadas ao eixo da oralidade. Para alcançar estes objetivos, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de análise documental dos livros didáticos, utilizando como norteadores os documentos oficiais da educação, referenciais teóricos perante materiais didáticos e a oralidade e ludicidade no ensino da língua inglesa. Os resultados revelaram que o material didático conta com a presença de atividades e aspectos lúdicos e grande foco na prática oral da língua inglesa nos anos iniciais, além de ter orientações metodológicas claras, com especificação de objetivos, materiais a serem utilizados, passo a passo e sugestão de atividades extras, com o adicional de conter um mapa curricular integrado, com especificação de conteúdos privilegiados, eixo, unidades temáticas e habilidades a serem contempladas. Diante dos resultados, pôde-se concluir que o material cumpre seus próprios objetivos e pratica de forma satisfatória o eixo da oralidade através de atividades lúdicas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Letras | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades criativas na sala de aula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento e aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oralidade na literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creative activities and seat work | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge and learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orality in literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Ludicidade no ensino de inglês para crianças: uma análise da série didática aprende Brasil | - |
Título: dc.title | Playfulness in english teaching for children: an analysis of the didactic series aprende Brasil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: