
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Ricardo dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bocardi, Juliane Maria Bergamin | - |
| Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Ricardo dos | - |
| Autor(es): dc.creator | Perez, Mariane Yukari Takenobu | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:47:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:47:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35985 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1083329 | - |
| Descrição: dc.description | This Final Paper's main study is the relationship between Education and Art, more specifically with Theater's language. It is classified as an opinion article, in which the author's point of view is used as a driver and which permeates the writing of this work. The theoretical references are mainly based on childhood sociology and Art authors. This project is justified by the search for new horizons in studies that can bring light to the teaching-learning process, that is, for actors, non-actors, children and the whole society in the learning environment, with the combination of the two areas of knowledge - Theater and Education. The methodology used is exploratory research, of a qualitative and bibliographic nature, to correlate theory with practice. The Soka school system is cited, which directs actions to make the personal changes necessary for each student to perform better in the teaching-learning process. Viola Spolin is cited as the main intersection of Education and Theater, bringing the value of theatrical games to the classroom. | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objeto de investigação a relação da Educação com a Arte, mais específico com a linguagem do Teatro. Classifica-se como um artigo de opinião, em que se utiliza o ponto de vista do autor como impulsionador e que permeia a escrita deste trabalho. Os referenciais teóricos fundamentam-se principalmente em autores da Sociologia da Infância, da Educação e da Arte. Este projeto se justifica pela busca de novos horizontes em estudos que podem trazer luz ao processo de ensino-aprendizagem, ou seja, para atores, não atores, crianças e toda a sociedade no meio escolar, com a junção das duas áreas do conhecimento – Teatro e Educação. A metodologia utilizada é a pesquisa exploratória, de caráter qualitativo e bibliográfica, para correlacionar a teoria com a prática. Cita-se o sistema Soka de Ensino, que direciona as ações para realização de mudanças pessoais necessárias para o melhor desempenho de cada aluno no processo ensino-aprendizagem. Cita-se Viola Spolin como principal intersecção da Educação e do Teatro, trazendo o valor dos jogos teatrais para a sala de aula. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento e aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Knowledge and learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | Teatro como ferramenta para qualificar o processo de ensino-aprendizagem | - |
| Título: dc.title | Theater as a tool to qualify the teaching-learning process | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: