Utilização de tecnologias no ensino de matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSandmann, André-
Autor(es): dc.contributorSandmann, André-
Autor(es): dc.contributorSandmann, André-
Autor(es): dc.contributorSandmann, André-
Autor(es): dc.creatorSilva, Luciano Leonardo da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T11:47:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T11:47:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20684-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1083257-
Descrição: dc.descriptionO ensino de Matemática utilizando uma metodologia tradicional e apresentado de forma abstrata pode ter como resultado dificuldades de aprendizagem dos alunos. Por essa razão é muito importante à busca por novos métodos para o ensino de Matemática dentre eles a utilização de mídias e tecnologias que têm se mostrado bastante promissoras. Desta forma o foco do artigo foi apresentar um recurso tecnológico para o desenvolvimento de um conteúdo matemático. A metodologia consistiu em apresentar o conteúdo teórico, seguido do desenvolvimento de atividades utilizando o programa computacional Excel, empregado para construção de gráficos. Optou-se por esta ferramenta por apresentar-se de fácil acesso aos alunos e também pela ampla utilização que possui em diversas áreas do conhecimento. Com o objetivo de verificar se esta ferramenta possibilitou um melhor entendimento do conteúdo foi aplicado um questionário, em que os alunos responderam as questões se se identificarem, de forma que pudessem se expressar quanto a satisfação com as atividades desenvolvidas. Os resultados confirmam a importância do desenvolvimento de atividades diferenciadas durante a apresentação de cada conteúdo,e os alunos afirmaram que a utilização do programa facilitou o entendimento do conteúdo, sendo considerado como um recurso excelente por mais de 60 % dos alunos. Estes confirmaram que teriam maior facilidade no entendimento matemático se outros conteúdos também utilizassem de ferramentas tecnológicas. Dessa forma é de grande importância que os profissionais da educação tenham uma formação continuada, de forma que sejam capazes de desenvolver estas atividades com maior frequência e eficácia.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectInformation technology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleUtilização de tecnologias no ensino de matemática-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.