
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Guerra, Jorge Carlos Corrêa | - |
| Autor(es): dc.creator | Schambakler, Fernanda | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:47:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:47:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-12-17 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21573 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1083250 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho tem por objetivo compreender o papel das mulheres enquanto titulares do cadastro de pessoas carentes do Governo Federal, suas responsabilidades pelo cumprimento das condicionalidades de saúde e educação, bem como a importância que tem em suas vidas o Programa Bolsa Família. A pesquisa é de natureza Qualitativa. Para tanto, os procedimentos metodológicos utilizados foram: a Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Documental e Entrevista semi-estruturada. Desta forma, realiza-se um resgate histórico sobre a trajetória da Proteção Social no Brasil a partir da Constituição Federal de 1988, os obstáculos enfrentados por este sistema com a crise dos anos 80 e 90 do século passado que geraram desemprego e pobreza no país. Contextualizou-se os primeiros programas de transferência de renda e a unificação com o Programa Bolsa Família, considerado o maior programa de transferência de renda já implementado como Proteção Social no Brasil. É focado a importância das mulheres como as responsáveis pelo benefício. Através das entrevistas realizadas com as beneficiárias do Programa Bolsa Família em Telêmaco Borba (PR), é analisada a contribuição gerada pela transferência de renda, a atuação das mulheres no cumprimento das condicionalidades, bem com o impacto do programa no cotidiano de suas famílias. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Gestão e Economia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Serviços para a família | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bem-estar social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bem-estar social - Aspectos sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Family services | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Public welfare | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Public welfare - Social aspects | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão Pública Municipal | - |
| Título: dc.title | Mulher brasileira, protagonista principal do Programa Bolsa Família: um estudo comparado | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: