
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Suart Júnior, José Bento | - |
| Autor(es): dc.contributor | Suart Júnior, José Bento | - |
| Autor(es): dc.contributor | Klein, Sabrina Gabriela | - |
| Autor(es): dc.contributor | Stanzani, Enio de Lorena | - |
| Autor(es): dc.creator | Santiago, Elton Pardim | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:47:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:47:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34362 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1083165 | - |
| Descrição: dc.description | This study is situated in the context of Chemistry education, focusing on the analysis of textbook collections provided by PNLD 2018-2020 in Brazil. The central research problem addressed the effective incorporation of the investigative experimentation methodology in practical Chemistry activities within these collections. Employing a qualitative approach, the research utilized documentary analysis supported by a protocol developed in collaboration with the Center for Studies and Research in Chemistry Teaching at the Federal University of Lavras. The protocol covered various aspects, including pre-laboratory, problem/question formulation, hypothesis development, student questions, systematization, student or teacher manipulation, and content dimensions (factual, conceptual, procedural, attitudinal). Results revealed a notable diversity of pedagogical approaches in the collections, highlighting those adopting an investigative perspective, emphasizing pre-reflection, problem formulation, and hypothesis development. However, other collections presented a mix of characteristics in their activities, and some leaned predominantly towards noninvestigative approaches. Ultimately, the conclusions underscore the urgency of a cultural transformation in Science education, especially in Chemistry, necessitating continuous improvements in educational materials. The textbook is recognized as a crucial source of knowledge, and initial and ongoing teacher training emerges as a key factor. The effective implementation of these changes, supported by continuous and specialized educational policies, is essential for enhancing experimental Chemistry education in Brazil. | - |
| Descrição: dc.description | Este estudo se insere no contexto do ensino de Química, concentrando-se na análise das coleções de livros didáticos fornecidos pelo PNLD 2018-2020 no Brasil. O problema de pesquisa central abordou a efetiva incorporação da metodologia da experimentação investigativa nas atividades práticas relacionadas à Química presentes nessas coleções. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa empregou análise documental, apoiada por um protocolo desenvolvido em colaboração com o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Química da Universidade Federal de Lavras. O protocolo utilizado abordou diferentes aspectos, incluindo pré-laboratório, questão problema/problematização, elaboração de hipóteses, questões para os estudantes, sistematização, manipulação pelo aluno ou pelo professor, e conteúdos movimentados (factual, conceitual, procedimental, atitudinal). Os resultados revelaram uma notável diversidade de abordagens pedagógicas nas coleções, destacando aquelas que adotaram uma perspectiva investigativa, enfatizando reflexão prévia, formulação de problemas e elaboração de hipóteses. Contudo, outras coleções apresentaram uma mescla de características em suas atividades, e algumas se inclinaram predominantemente para abordagens não investigativas. Em última análise, as conclusões apontam para a urgência de uma transformação cultural no ensino de Ciências, especialmente em Química, demandando melhorias contínuas nos materiais didáticos. O Livro Didático é reconhecido como uma fonte crucial de conhecimento, e a formação inicial e continuada dos professores emerge como fator chave. A implementação efetiva dessas mudanças, respaldada por uma política educacional contínua e especializada, é essencial para aprimorar o ensino de Química experimental no Brasil. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Apucarana | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Química | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Química (Ensino médio) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Textbooks | - |
| Palavras-chave: dc.subject | (High school) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | - |
| Título: dc.title | A experimentação nos livros didáticos do programa nacional do livro didático 2018-2020 | - |
| Título: dc.title | Experimentation in textbooks of the national textbook program 2018-2020 | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: