A experimentação nos livros didáticos do programa nacional do livro didático 2018-2020

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSuart Júnior, José Bento-
Autor(es): dc.contributorSuart Júnior, José Bento-
Autor(es): dc.contributorKlein, Sabrina Gabriela-
Autor(es): dc.contributorStanzani, Enio de Lorena-
Autor(es): dc.creatorSantiago, Elton Pardim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T11:47:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T11:47:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-20-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34362-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1083165-
Descrição: dc.descriptionThis study is situated in the context of Chemistry education, focusing on the analysis of textbook collections provided by PNLD 2018-2020 in Brazil. The central research problem addressed the effective incorporation of the investigative experimentation methodology in practical Chemistry activities within these collections. Employing a qualitative approach, the research utilized documentary analysis supported by a protocol developed in collaboration with the Center for Studies and Research in Chemistry Teaching at the Federal University of Lavras. The protocol covered various aspects, including pre-laboratory, problem/question formulation, hypothesis development, student questions, systematization, student or teacher manipulation, and content dimensions (factual, conceptual, procedural, attitudinal). Results revealed a notable diversity of pedagogical approaches in the collections, highlighting those adopting an investigative perspective, emphasizing pre-reflection, problem formulation, and hypothesis development. However, other collections presented a mix of characteristics in their activities, and some leaned predominantly towards noninvestigative approaches. Ultimately, the conclusions underscore the urgency of a cultural transformation in Science education, especially in Chemistry, necessitating continuous improvements in educational materials. The textbook is recognized as a crucial source of knowledge, and initial and ongoing teacher training emerges as a key factor. The effective implementation of these changes, supported by continuous and specialized educational policies, is essential for enhancing experimental Chemistry education in Brazil.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo se insere no contexto do ensino de Química, concentrando-se na análise das coleções de livros didáticos fornecidos pelo PNLD 2018-2020 no Brasil. O problema de pesquisa central abordou a efetiva incorporação da metodologia da experimentação investigativa nas atividades práticas relacionadas à Química presentes nessas coleções. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa empregou análise documental, apoiada por um protocolo desenvolvido em colaboração com o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Química da Universidade Federal de Lavras. O protocolo utilizado abordou diferentes aspectos, incluindo pré-laboratório, questão problema/problematização, elaboração de hipóteses, questões para os estudantes, sistematização, manipulação pelo aluno ou pelo professor, e conteúdos movimentados (factual, conceitual, procedimental, atitudinal). Os resultados revelaram uma notável diversidade de abordagens pedagógicas nas coleções, destacando aquelas que adotaram uma perspectiva investigativa, enfatizando reflexão prévia, formulação de problemas e elaboração de hipóteses. Contudo, outras coleções apresentaram uma mescla de características em suas atividades, e algumas se inclinaram predominantemente para abordagens não investigativas. Em última análise, as conclusões apontam para a urgência de uma transformação cultural no ensino de Ciências, especialmente em Química, demandando melhorias contínuas nos materiais didáticos. O Livro Didático é reconhecido como uma fonte crucial de conhecimento, e a formação inicial e continuada dos professores emerge como fator chave. A implementação efetiva dessas mudanças, respaldada por uma política educacional contínua e especializada, é essencial para aprimorar o ensino de Química experimental no Brasil.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherApucarana-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Química-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectTextbooks-
Palavras-chave: dc.subject(High school)-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA-
Título: dc.titleA experimentação nos livros didáticos do programa nacional do livro didático 2018-2020-
Título: dc.titleExperimentation in textbooks of the national textbook program 2018-2020-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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