Leitura de obras literárias para alunos do 5º ano do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Janete Santa Maria-
Autor(es): dc.creatorMendes, Maria Marta Alaminos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T11:46:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T11:46:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2012-12-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20779-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1083140-
Descrição: dc.descriptionThis work had thematic reading of literary works for students from 5th grade of elementary school school hall Cherlei Coutrin de Oliveira, the city of Assis Chateaubriand, Paraná, where the project was developed in the form of workshop reading of literary texts, aiming pique the interest of students in reading, especially children's literature that is seen as a means of expression, a tool that assists in expanding vocabulary of children and adolescents, as well as contribute to the intellectual development and form a vision in understanding the world the fence. The literary language of the child nears reality showing you meaning in the stories we read, allowing also from the world of imaginations, develop their critical thinking in the face of actions that reading offers. According to Vygotsky (l989), the interactionist thought, language, designed a practical vision and social, is the basis of science, assuming historical materialism. The man changes the environment to suit the individual. The man, to transform the world in their work, will be discovering and making things. And reading children's stories in the field of literature, is the condition of entering the imagination of children and adolescents causing it to gounderstanding the actions surrounding it.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática a leitura de obras literárias para alunos de 5º ano do ensino fundamental da escola Municipal Cherlei Coutrin de Oliveira, do município de Assis Chateaubriand, Paraná. A pesquisa foi desenvolvida em forma de oficina de leitura de textos literários, objetivando despertar o interesse destes alunos pela leitura, em especial a literatura infantil que é vista como um meio de expressão, uma ferramenta que auxilia na ampliação vocabular das crianças e adolescentes, além de colaborar para o desenvolvimento intelectual e formar uma visão no entendimento do mundo que os cerca. A linguagem literária aproxima a criança da realidade lhe mostrando significado nas histórias que lê, possibilitando também, a partir do mundo de imaginações, desenvolver seu pensamento crítico diante das ações que a leitura propõe. De acordo com Vygotsky (l989), no pensamento interacionista, a linguagem, concebida numa visão prática e social, é a base da ciência, assumindo o materialismo histórico. O homem muda o meio para adaptá-lo ao indivíduo. O homem, ao transformar o mundo no seu agir, vai-se descobrindo e transformando as coisas. E a leitura de histórias infantis, no campo da literatura, tem a condição de adentrar a imaginação da criança e adolescente fazendo com que este vá entendendo as ações que o cercam.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Livros e leitura-
Palavras-chave: dc.subjectImaginação na literatura-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectChildren - Books and reading-
Palavras-chave: dc.subjectImagination in literature-
Palavras-chave: dc.subjectEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Título: dc.titleLeitura de obras literárias para alunos do 5º ano do ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.