Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Haas, Jucelaine | - |
Autor(es): dc.contributor | Sereia, Diesse Aparecida de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Manfio, Daiara | - |
Autor(es): dc.contributor | Kovalski, Mara Luciane | - |
Autor(es): dc.contributor | Sereia, Diesse Aparecida de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Karlen | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:46:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T11:46:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29410 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1083130 | - |
Descrição: dc.description | In the formal academic and scholar fields, the Environmental Education is still very rarely worked by teachers, often because of lack of proper time oreven caused by lack of prepare of the educators to do so. So, nonformal education appears as a strong ally in the process of teaching and learning about the environment and Ambiental issues, as well as critical developing about those subjects. The Zoo isa nonformal teaching field that encourages a better relationship between man and nature. However, the zoos are still the target of hard criticism for keeping animals in captivity, due to the population belief that there is no way to keep the animals good welfare and health in those places, and that zookeepers are just moneyseekers. The Environmental Educator has the role to show to the society the importance of keepings Zoos in preservation of the wild fauna and demystify wrong beliefs that people still have about it. Thus, this project aimed to use the zoo as a nonformal teaching environment to work on Environmental Education. The project had qualitative focus and was developed in mornings and evenings in a total of five days of work, using as subject children between the ages 9 and 12. The activity were realized in January 2020, in Summer Camp style. For the sake of getting results, tests have been applied before and after the project, with descriptive questions and used field diaries. With the obtained results, it was possible to conclude that the children developed a better understanding in the importance of the Zoo in terms of wild life conservation, noticed the essentiality of every animal in the ecosystem and developed critical thinking on Environmental problems caused byman. | - |
Descrição: dc.description | No meio escolar formal, a Educação Ambiental ainda é pouco trabalhada pelos professores, muitas vezes pela falta de tempo ou pela falta de formação qualificada. Assim, a educação não formal aparece como uma forte aliada no processo de ensino/aprendizagem sobre o meio ambiente e a problemática ambiental, bem como o desenvolvimento crítico acerca destes problemas. O zoológico é um ambiente não formal de ensino que estimula uma melhor relação entre o homem e a natureza, porém, ainda é alvo de muitas críticas por manter animais em cativeiro. O Educador Ambiental tem o papel de mostrar à sociedade a importância do zoológico para a conservação da fauna silvestre e desmistificar alguns conceitos que a população ainda apresenta sobre este local. Assim, este projeto se objetivou em utilizar o zoológico como ambiente não formal de ensino para se trabalhar a Educação Ambiental. O trabalho teve caráter qualitativo e foi desenvolvido no período matutino e vespertino durante cinco dias, com crianças de idades entre 9 e 12 anos. A atividade foi realizada no mês de janeiro de 2020, em modo de colônia de férias. A Educação Ambiental foi trabalhada com atividades lúdicas que facilitaram o entendimento das crianças acerca do meio ambiente. Para obtenção dos resultados, foi aplicado pré e pós questionários com questões descritivas e utilizado o diário de campo. Com os resultados obtidos, foi possível concluir que as crianças entenderam a importância do zoológico para a conservação da fauna silvestre, perceberam a importância de todos os animais para o ecossistema e desenvolveram um pensamento crítico sobre os problemas causados pelo homem ao ambiente. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Dois Vizinhos | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Animais - Proteção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento crítico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Animal welfare | - |
Palavras-chave: dc.subject | Critical thinking | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | Estamos com a macaca! Educação Ambiental não formal em Zoológico | - |
Título: dc.title | We are with the monkey! Non formal environmental education in Zoological | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: